Representantes de secretarias e instituições do governo que têm envolvimento direto com as atividades do verão baiano reuniram-se na tarde desta quinta-feira (3), na sede da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), para discutir uma forma de participação integrada durante a alta temporada.
O objetivo é promover o melhor em termos de segurança, transporte, informação e comodidade, dentre outros itens, para baianos e os muitos turistas que visitam o Estado nesse período.
Nesta primeira reunião, cada participante revelou as ações planejadas por suas secretarias e instâncias governamentais e discutiu medidas que poderão ser adotadas para fazer do verão 2020 um grande momento para a Bahia.
“A ideia é fazer um envelopamento dessas ações com o objetivo de promover uma melhor comunicação e execução do que foi planejado, seja em Salvador ou no interior do Estado”, explicou o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga.
Itens como a realização, em novembro, do Festival Literário Nacional (Flin), em Cajazeiras; o horário de funcionamento de museus em dias de desembarque de navios de cruzeiro; os ensaios nos largos e praças do Pelourinho e a segurança no Carnaval fizeram parte das discussões, assim como a programação de eventos no interior, como micaretas, vaquejadas e festivais.
O encontro reuniu representantes das secretarias da Cultura, Segurança Pública, Meio Ambiente, Trabalho, Renda, Emprego e Esporte e da Bahiatursa, Polícia Militar e Deltur, dentre outros. Outra reunião, com participação de mais instituições do Governo do Estado envolvidas com o verão, foi agendada para o dia 14.
“É importante que cada um exponha o seu planejamento e dê sugestões para que esta Operação Verão seja forte e possa beneficiar não só os turistas, mas a Bahia como um todo”, disse Benedito Braga.