A Turquia é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo e continua seus esforços para oferecer os melhores serviços para quem visita o país. Na última semana, aproveitando o Dia Mundial do Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, Ministro do Turismo e da Cultura do país, revelou em coletiva de imprensa para a mídia nacional e internacional a mais recente estratégia para ampliar o interesse dos viajantes entre 2020 e 2023. Os próximos anos focarão na sustentabilidade.
“A estratégia de turismo da Turquia está mudando; está sendo transformado em modelo de crescimento e promoção orientado por renda e mercado”, declarou o ministro. A meta é levar mais de 75 milhões de pessoas ao país, movimentando cerca de 65 bilhões de dólares ao oferecer experiências diversas para os mais diferentes tipos de viajantes. Durante a coletiva, foram apresentadas as estratégias que serão adotadas para promover o país internacionalmente.
Para atingir essa meta, a Turquia irá investir em estudos e novos direcionamentos e práticas. A ideia é trazer um modelo de crescimento sustentável e dentro do escopo das metas determinadas no 11º Plano de Desenvolvimento, em que foi delineado o caminho que será tomado para estabelecer as mudanças e melhorias a serem implementadas no setor.
NOVA AGÊNCIA
O ministro lançou a “Agência de Promoção e Desenvolvimento do Turismo da Turquia”, alinhada com os principais destinos turísticos do mundo. Esta agência abre caminho para a promoção sustentável e eficaz com novos recursos para a área.
O orçamento para atividades promocionais do Ministério aumentou de 18 milhões de dólares em 2018 para 72 milhões em 2019 e o objetivo é aumentar o orçamento para 180 milhões em 2020.
A Turquia pretende se tornar muito mais competitiva no setor de turismo e, para atingir as metas estabelecidas no plano, investirá em pesquisa estratégica. A intenção é que à medida que a arrecadação crescer, o orçamento promocional aumentará para atingir os 220 milhões de dólares esperados até 2023.
NOVAS CAMPANHAS MULTIMÍDIA
Para atingir as metas, a Turquia diversificará as atividades promocionais com campanhas multimídia estratégicas, focadas e integradas com TV, digital, revistas, jornais e mídias sociais. Será possível criar estratégias promocionais no futuro com resultados provenientes de pesquisas de mercado interno e externo.
As pesquisas que serão realizadas no mercado interno ajudarão a melhorar seus produtos e desenvolver novas áreas dentro do país. A intenção é aumentar as taxas de pacotes turísticos de 15% para 60%, garantindo qualidade e serviço entre os fornecedores.
Além de todas estas novidades, com um grande desenvolvimento digital ficará mais fácil para a nova geração de visitantes encontrar todas as informações necessárias para planejar sua viagem.
DIVERSIDADE DE PRODUTOS
Nos próximos anos, a Turquia desenvolverá novos produtos turísticos para atrair mais visitantes. Gastronomia, saúde, compras, educação, esportes, idosos, turismo religioso, congressos, festivais, eventos e turismo de iates e cruzeiros são alguns dos setores que receberão incentivos.
A fim de diversificar ainda mais a sua oferta, a Turquia desenvolverá várias rotas diferentes além das que já são conhecidas pelo grande público como:
– “Mapa de sabor da Turquia”, com uma nova rota gastronômica;
– Rotas para o turismo de bicicleta na cidade e off-road e o desenvolvimento de vários hotéis que aceitam bicicletas;
– “Mapa Digital da Fé” e “Portal da Fé da Turquia” para quem busca turismo religioso.
As cidades e locais que devem receber reconhecimento da UNESCO por sua importância histórica também ganharão investimentos em novos museus, que serão abertos por todo o país.
NOVOS MERCADOS-ALVO
Todos os destinos da Turkish Airline – atuais e futuros – são os principais mercados-alvo a partir de agora. Foi assumido o compromisso mútuo de slots extras com China, Japão, Índia e Coréia do Sul. A Turquia participará de novas atividades de marketing e publicidade em parceria com a Turkish Airlines.
UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECOLÓGICO NO TURISMO
O ministro Ersoy acrescentou “Vamos acelerar nossa pesquisa sobre o desenvolvimento do turismo sustentável e ecológico. Apoiaremos as autoridades locais e priorizaremos os investimentos nas áreas de turismo existentes ao longo da costa e nos concentraremos em certificações ambientais, como práticas de bandeira azul e estrela verde em propriedades. ”