“Havia uma necessidade de aprimorar a infraestrutura e o governo sabia disso. O novo aeroporto não é só sete vezes maior que o Ataturk, como tem o maior terminal do mundo e segue em uma posição geográfica estratégica para a aviação internacional. Se traçarmos um raio de alcance a partir de Istambul, pensando na capacidade de voo das aeronaves que temos, não sobra muita área do planeta sem ser atendida”, disse Polat.
Segundo o diretor de Planejamento, cerca de 70 milhões de pessoas passarão pelo terminal durante seu primeiro ano de funcionamento e 371 aeronaves podem ficar estacionadas ao mesmo tempo no aeroporto, sendo 114 acopladas aos fingers. As ambições são tão grandes que até 15 Airbus 380, maior avião comercial do mundo, podem utilizar os gates do aeroporto ao mesmo tempo.
“Não pensamos em outro nome, pois nada pode ser mais direto e significativo do que a palavra Istambul. Tudo está saindo de acordo com o planejado até o momento e não perdemos nem sequer uma bagagem. Tivemos passageiros que chegaram com seis horas de antecedência para um voo, pois pensavam que, pelo tamanho do aeroporto, o processo seria demorado. No fim, tiveram mais de cinco horas livres para aproveitar a nossa infraestrutura”, contou Polat.
Ao todo, o novo Aeroporto de Istambul oferece 240 mil metros quadrados entre serviços e restaurantes, sendo que sua área de Duty Free é dona de 54 mil metros quadrados. Lojas de marcas de luxo como Louis Vuitton, Valentino, Hermes, Dior e Bottega Veneta também fazem parte do comércio local. Já seu estacionamento tem capacidade para 40 mil veículos, enquanto o sistema de manejo de bagagens tem 42 quilômetros de esteiras, sendo o maior do mundo.
INVESTIMENTO E TRANSIÇÃO
“O Ataturk continua recebendo voos de carga no momento, mas provavelmente será transformado em um parque público quando todas as operações do tipo forem transferidas para o novo aeroporto. As tarifas aeroportuárias são fixas na Turquia, portanto a operação continua com o mesmo valor para as companhias aéreas”, explicou o diretor de Planejamento do Istanbul Airport.
Ao todo, mais de dez bilhões de euros já foram gastos na construção do aeroporto, além de 22 bilhões de euros investidos pela administradora IGA pela concessão de 25 anos do local. Atualmente, duas rodovias já dão acesso ao terminal e duas linhas de metrô estão em obras. Já um trem de alta velocidade está em processo de licitação.
De acordo com a administração, até 2025 serão gerados cerca de 225 mil empregos diretos por conta do novo aeroporto, além de um incremento de 4,89% no PIB nacional. Na parte ambiental, a instalação recebeu os selos Green Airport e Leed, do U.S. Green Building Council, por conta da sua eficiência na gestão de energia elétrica, água e resíduos.