Quando o assunto é turismo, este ano está sendo o melhor para a Bahia desde 2014. Em agosto, o índice referente às atividades de serviços relacionadas ao setor cresceu 2,8%, enquanto no Brasil foi negativo (-2,9%).
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ainda comparou com o mês de julho, que também teve resultado positivo para a Bahia (0,9%).
Em ambas as comparações, o Estado teve quatro resultados positivos seguidamente para o setor. Vale ressaltar que em julho o resultado nacional também foi negativo (-4,2%).
Com os índices de agosto, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia mantiveram o desempenho positivo no acumulado no ano de 2019 (2,3%) e nos 12 meses (2,5%). Considerando esses dois índices, o turismo no Estado tem o melhor ano desde 2014, quando, em agosto, as variações eram 10,8% e 9,0%, respectivamente.
De acordo com o secretário do Turismo, Fausto Franco, que está em Roma para acompanhar a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, esse crescimento se deve ao trabalho efetivo do Governo do Estado para qualificar os serviços turísticos e promover o destino. “Este ano a Bahia esteve nas principais feiras nacionais e internacionais”, pontuou o secretário.
Ele acrescentou ainda que, além da participação nas feiras, a área de promoção da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) percorreu vários estados com road show, workshop e capacitação, direcionados a agentes e operadores de viagem, com vistas a promover o destino.
Feiras nacionais e internacionais
Ao todo, até o final do ano serão 22 feiras. Entre as nacionais, vale destacar a presença da Bahia na 46ª edição da ABAV (São Paulo); 12º Salão de Turismo da ABAV, de Minas Gerais; 22ª Feira de Turismo de Ribeirão Preto; 24º Salão Paranaense de Turismo; Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, dentre outras. Já entre as internacionais estão The New York Travel Show (Nova Iorque-EUA); ITB de Berlim, (Alemanha); Fitur, em Madri (Espanha), FIT, em Buenos Aires (Argentina), Feira de Viagens em Lisboa (Portugal), BNT Mercosul e WTM em Londres.
Foto: Daniel Meira