As Secretarias de Turismo dos Estados (Setur) darão apoio logístico, operacional e institucional à quarta etapa da Pesquisa de Perfil da Demanda Turística Internacional, promovida pelo Ministério do Turismo – MTur. Executada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, a pesquisa será realizada desta quarta-feira (16) ao dia 22, nos principais destinos turísticos do país. Os pesquisadores estarão nas áreas internas de embarque e desembarque internacional dos aeroportos.
Na Bahia, o apoio da Setur será através da Diretoria de Planejamento Turístico – DPT/Suinvest, e inclui disponibilização de espaço na secretaria para treinamento dos pesquisadores selecionados pela Fipe e no processo de autorização e credenciamento dos mesmos para acesso às áreas do aeroporto.
Entre os objetivos da pesquisa está a caracterização e dimensionamento dos consumidores do turismo receptivo internacional no Brasil (perfil, gastos, destinos, etc); fortalecimento de bases de dados do sistema de informação e estatística de turismo; e disponibilização de informações que subsidiem a tomada de decisões do setor público e privado.
O resultado de todas as etapas da pesquisa deverá ser publicado na página inicial do MTur – Dados e Fatos, no primeiro semestre de 2020, segundo informações do ministério. “Os resultados serão importantes para atualizar indicadores que orientarão nossas ações estratégicas”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.
São informações que, segundo ele, “certamente apoiarão a Setur na definição e acompanhamento de políticas públicas e em ações de promoção e atração de investimentos, além de servir de subsídio em tomadas de decisões por parte do setor público em geral e do setor privado”.