O Parque Nacional Serra do Cipó foi reaberto, na segunda-feira (14), depois de o incêndio em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ter sido debelado na noite de sábado (12). “Já estamos recebendo visitantes”, disse o diretor do parque Leandro Pereira Chagas.
O incêndio que destruiu parte da Serra do Cipó foi extinto por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e por militares do Corpo de Bombeiros. De acordo com Chagas, a estimativa é que em torno de 4,5 mil hectares, dos 33 mil hectares totais, tenham sido queimados. O dado final virá do satélite em cerca de 48 horas.
A autoria das chamas ainda é desconhecida, mas já se sabe que o fogo começou em uma área externa ao Parque, numa região conhecida como Jacuba. Possivelmente, a partir do fogo colocado para renovação de pastagem.
Com relação à recuperação da área, Chagas afirmou que, se mais nada acontecer, a natureza ficará encarregada de se recuperar sozinha. O diretor do parque informou também que os impactos sobre as espécies de fauna e flora, além do custo de combate ao fogo, ainda serão apurados. Fonte: G1.