Devassa Puro Malte Tropical, marca do grupo HEINEKEN no Brasil, apresenta em Salvador no próximo dia 3 de novembro um encontro inédito da música brasileira: o astro Gilberto Gil -foto- e o grupo BaianaSystem. Reunidos em um mesmo palco, o evento é a primeira iniciativa proprietária da marca para lançar a plataforma Tropical Transforma, com o objetivo de dar voz, e palco, a nova ‘música tropical brasileira’, exaltando uma nova cena que vem se destacando pela mistura de ritmos, diferentes influências e um público cada vez mais fiel.
A primeira edição do Encontros Tropicais será realizada no Parque de Exposições com entrada gratuita. Para garantir a participação será necessário fazer a inscrição pelo site http://www.ingressorapido.com.br/encontrostropicais, a partir do dia 17 de outubro, às 18h, com ingressos limitados de acordo com a capacidade do espaço. Após fazer o login no site, os interessados devem buscar na lista de eventos o “Encontros Tropicais”, que estará disponível como evento gratuito.
As inscrições são limitadas, e por isso, é necessário receber a confirmação por e-mail contendo o QR Code de acesso. Para entrada no Parque de Exposições, será necessário apresentar essa confirmação, além de documento original com foto. A entrada é permitida apenas para maiores de 18 anos.
A programação contará com apresentações individuais de cada artista e, é claro, um repertório conjunto preparado especialmente para o Encontro. O evento contará também com apresentações do SoundSystem Ministério Público e Luedji Luna.
A iniciativa
No início de agosto, Devassa deu os primeiros passos da plataforma marcando presença em importantes festivais do país, como o Festival Bananada, em Goiânia, e o Sarará, em Belo Horizonte. Agora, com os Encontros Tropicais, a marca materializa seu novo posicionamento “Tropical Transforma”, que ressalta a capacidade criativa do brasileiro de transformar o comum em algo que é só nosso.
“Nossa proposta é glorificar a criatividade e o nosso espírito transformador, mostrando que da Tropicália à nova música tropical brasileira, nosso espírito criativo sempre conectou influências e as transformou em algo novo”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, gerente de marketing de Devassa. Até o final do ano, a marca passa ainda pelo SERASGUM (Belém – PA), RADIOCA (Salvador – BA), DOSOL (Natal – RN) e WEHOO (Recife – PE).
A reunião de artistas icônicos no primeiro Encontros Tropicais favorece esse diálogo, unindo Gil, um dos percursores do Tropicalismo – movimento ocorrido nas artes, principalmente na música, no final da década de 60, e o BaianaSystem, grupo atual representante de um discurso e de uma cultura que conceitualiza essas mudanças, além do questionamento sobre qual é o novo movimento tropical.
Na curadoria da plataforma, Devassa conta também com nomes de peso do mercado. Um exemplo é Coy Freitas, profissional ligado a indústria musical. “A música brasileira vive um dos seus maiores e melhores momentos. Diversa, autoral e original. Ela se manifesta em todas as direções. E dentro dessa amplitude, existe um movimento que eu acredito muito. Quando fui convidado para trabalhar neste projeto, percebi que existia uma perfeita sintonia entre o que a marca estava dizendo e valorizando e este movimento. É global em sua essência pois dialoga com gêneros e subgêneros nascidos em outros países e ao mesmo tempo nacional. Assimila as referências de outros lugares e devolve ao mundo com este tempero tropical. Uma coleção de sons, timbres e texturas variadas e com sotaques regionais, totalmente conectado com o que acontece no planeta”, afirma Coy.
Rádio Tropical Transforma: Devassa fomenta as discussões da música tropical brasileira também por meio do podcast Tropical Transforma, pertencente à plataforma, disponível no Spotify. Com episódios semanais, o podcast está circulando os principais festivais regionais do país, com uma estrutura de rádio, e convidando artistas, produtores e nomes importantes da música para falarem sobre suas referências, como enxergam a cena atual e para indicarem novos artistas que merecem ser ouvidos.
A Rádio também terá conteúdo exclusivo gravado com Gil e integrantes do BaianaSystem durante o Encontros Tropicais, que será disponibilizado no podcast posteriormente.
Podcast Tropical Transforma: https://open.spotify.com/show/6vYmOIQb0NQak4coUKZyCS
SERVIÇO
Quando: 03 de novembro. Abertura dos portões às 14hs.
Onde: Parque de Exposições – Av. Luís Viana, 1590
Preços: Evento Gratuito, mediante cadastro prévio em http://www.ingressorapido.com.br/encontrostropicais. Inscrições disponíveis a partir de 17 de outubro, quinta-feira, às 18h, com vagas limitadas.
PROGRAMAÇÃO ENCONTROS TROPICAIS
14hs – Abertura dos portões
14h30: SoundSystem Ministério Público
16h30: Luedji Luna
18h30: Gilberto Gil e BaianaSystem
21hs – Encerramento
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de
13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.