Começa nesta quinta-feira (24) a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que deve reunir 35 mil visitantes no Recôncavo Baiano, segundo os organizadores. A grande movimentação de pessoas na cidade para participar do evento reflete positivamente na taxa de ocupação hoteleira. Com patrocínio do Governo da Bahia, a Flica segue até domingo (27) com acesso gratuito, e recebe grandes autores como Thalita Rebouças, Gláucia Lemos e o poeta Bráulio Bessa.
De acordo com o secretário municipal de Turismo de Cachoeira, Cleydson do Rosário, a taxa de ocupação hoteleira na cidade é de 100%. “Temos cerca de 20 meios de hospedagem. A procura é grande e reflete em outros municípios da região, como São Félix, Muritiba e Cruz das Almas, que também hospedam visitantes”, explica Cleydson.
Um dos empreendimentos mais novos de Cachoeira, a Pousada Pai Tomaz tem todos os 13 quartos reservados. Já a Pousada Treze de Março é um dos poucos meios de hospedagem com vagas disponíveis, mas os quatro últimos apartamentos que devem ser ocupados com reservas de última hora, de acordo com a recepcionista Renata Araújo.
Visitas guiadas – “Com tantos autores renomados, temas interessantes, programação infantil e outras atividades, a Flica torna-se um importante atrativo para o turismo cultural, somado à riqueza histórica da região”, destaca o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco.
A fim de realçar a importância de Cachoeira para a história e cultura da Bahia, a Secretaria do Turismo do Estado vai oferecer aulas gratuitas seguidas de visitas guiadas pelos principais pontos turísticos da cidade, a exemplo da Casa da Câmara e Cadeia e a Casa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. A programação será realizada todos os dias pela manhã e à tarde, partindo da Fundação Hansen. Na sexta-feira e sábado (25 e 26), haverá oficinas de turbantes.