A TAP anunciou que espera completar renovação da frota de longo curso até ao final do ano, tendo concluído hoje “um importante ciclo” para esse fim ao despedir-se do A340, modelo da Airbus que operou durante 25 anos.
“A TAP concluiu, esta segunda-feira, um importante ciclo na renovação da sua frota do longo curso. Depois de 25 anos a voar com as cores de Portugal para os cinco continentes, a companhia despediu-se de um dos aviões mais imponentes da sua história”, anuncia a transportadora em comunicado.
Os aviões A340 da TAP transportaram “mais de 12 milhões de passageiros para mais de 55 destinos” em “mais de 63 mil voos e mais de 450 mil horas” de voo.
A companhia organizou uma cerimônia de despedida “com a presença de centenas de trabalhadores” e com a exibição de “um vídeo de homenagem a todos os que contribuíram para o sucesso e longevidade desta aeronave de quatro motores na TAP”.
O comunicado da transportadora lembra que no início da década de 1990 o A340 “era considerado um dos mais sofisticados e modernos aviões de longo curso e representava uma nova forma de viajar”, desigandamente devido à sua classe executiva, com “poltronas que faziam com que o passageiro se sentisse em casa, o bar com serviço exclusivo e, ainda, o entretenimento individual que permitia a escolha de vários canais de vídeo e de áudio”.
Ao deixar os aviões A340, a TAP está a apostar nos modelos A330neo e A321 LR para servir os seus destinos de longo curso. Estes modelos, diz a companhia, possibilitam viajar de forma “mais moderna, eficiente e amiga do ambiente”.
A TAP prevê completar a renovação da sua frota de longo curso até ao final deste ano “com a entrada dos NEO e o retrofit dos restantes aviões da geração anterior”.
Fonte: Presstur; Foto: TAP – Classe Econômica A330neo