Aeroporto ganha a 1ª etapa das obras exigidas na concessão

Resultado de imagem para obras aeropórto de salvadorPor Lício Ferreira

A primeira etapa das obras previstas no contrato de concessão do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo |Magalhães serão entregues nesta quinta-feira 31, e, a partir de amanhã (sexta), dia 1º, a concessionária Vinci Airports já começa a segunda etapa. A concessionária informa, ainda, que dará continuidade às melhorias de iniciativa própria, ou seja, aquelas não previstas no contrato.

Nesses quatro primeiros anos da concessão, as obras foram divididas em duas fases (1B e 1C), A primeira fase foi iniciada em abril de 2018 com previsão de conclusão nesta quinta-feira 31; enquanto a segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021. Durante recente evento, na Boca do Rio, o presidente da Vinci Airports Júlio Ribas, disse que estava entregando as obras contratuais com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nesta quinta-feira 31. “E que, a partir daí, ate o mês de dezembro, seria feita a ‘Humanização do Aeroporto’, com cores e enfeites nos ambientes”.

Julio Ribas disse, ainda, que “foi desafiador entregar obras dessa dimensão em tão pouco tempo, em um ambiente que funciona 24h por dia. Foram cerca de 2 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente nos trabalhos, mais de 600 milhões de reais investidos, e os trabalhos foram concluídos no tempo determinado”.

CONTRATO

As melhorias obrigatórias na fase 1B foram: Expansão do terminal de passageiros em 22.000 m²; Melhorias nos sistemas de refrigeração e iluminação; Ampliação do pátio de aeronaves; Implantação de 6 novas pontes de embarque (fazem parte do Píer Sul, entregue em agosto); Requalificação das pistas de pouso e decolagem; Instalação de wi-fi gratuito e de alta velocidade; Modernização de banheiros e fraldários. Após o final desta etapa, a capacidade do aeroporto foi ampliada de 10 para 15 milhões de passageiros ao ano.

Já as melhorias obrigatórias na fase 1C, que devem ser entregues até outubro de 2021, são: Instalação de 2 novas pontes de embarque (1 em cada píer); Instalação de mais 10 posições de check-in; Instalação de mais 3 equipamentos de raio-x no embarque doméstico e outros três no embarque internacional; e Instalação de um carrossel de bagagens adicional no desembarque doméstico e substituição de outro no desembarque internacional (já realizada)

PREMIAÇÕES

Desde que assumiu a concessão a Vinci Airports conquistou pela segunda vez um prêmio internacional pelo contrato de financiamento das obras de modernização e ampliação junto ao Banco do Nordeste.

O reconhecimento como “Financiamento de Aeroporto do Ano” foi entregue em Nova Iorque pela Latin Finance, uma publicação especializada na cobertura dos mercados financeiros e economias da América Latina e Caribe.

Em março passado, o acordo foi premiado mais uma vez como “Contrato de Aeroporto Latino-americano do Ano” pela revista IJ Global, especializada em financiamento de projetos e infraestrutura.

O contrato entre a Vinci Airports e o Banco do Nordeste (BNB) para o financiamento de R$ 516 milhões foi assinado em junho de 2018 e o prazo é de 20 anos.

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport,nova denominação para o Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhaes, está na lista dos dez mais movimentados do país.

Durante o ano de 2018, viajaram pelo terminal mais de 8 milhões de passageiros para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais. A Concessionária do Salvador Bahia Airport passou a fazer parte da rede Vinci Airports em 2017. Fonte: Panrotas.

Comentários sobre “Aeroporto ganha a 1ª etapa das obras exigidas na concessão

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *