Por Juliana Monaco
O mercado de viagens corporativas no Brasil teve um avanço geral de 4,1% em volume de vendas no terceiro trimestre de 2019, o que corresponde à oscilação de R$ 2.876.569.709 para R$ 2.993.807.407. Os dados são resultados da tradicional pesquisa de vendas feita pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp).
O desempenho dos segmentos aéreo e hoteleiro, juntos, representou mais de 60% do valor monetário apurado: R$ 1.840.274.565 do total vendido de R$ 2.993.807.407. Em termos percentuais, o mercado aéreo nacional cresceu 7,3% e a hotelaria 19,1% no terceiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2018. Já o aéreo internacional apresentou aumento de 2,3%, subindo de R$ 732.345.988 para R$ 749.526.486.
Os maiores declínios ocorreram com os segmentos Cruzeiros Internacionais (-80,3%) e Seguro Viagem Internacional (-30,9%), recuando de R$ 106.576 e R$ 1.073.016 para R$ 21.013 e R$ 741.778, respectivamente. Por outro lado, o segmento que mais cresceu foi o de Transfer Internacional (40,2%), de R$ 4.905.496 para R$ 6.878.502. Já o Seguro Viagem Nacional cresceu 34%, de R$ 11.680.030 para R$ 15.651.233.
Em relação ao market share do comparativo geral das vendas do terceiro trimestre de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 40,5% do total, seguido pelo Aéreo Internacional (25%), Hotelaria Nacional (21%), Hotelaria Internacional (4,5%) e Locação Nacional (1,4%). Somados, eles alcançaram 92,4% do total. Fonte: Panrotas.