A Iberia, juntamente a Aena, IECISA, Gunnebo e Thales, apresentou um novo projeto piloto de reconhecimento facial no Terminal 4 do aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com o objectivo de melhorar a experiência dos clientes no aeroporto e que permitirá a estes serem identificados no controlo de segurança geral e no ‘Fast Track’, mas também na porta de embarque apenas com o seu perfil biométrico, sem necessidade de mostrar documentação.
O sistema será experimentado durante um período de entre seis meses e um ano e vai estar disponível aos passageiros que voem com a Iberia às Astúrias e a Bruxelas, destinos para onde oferece cinco voos diários.
Este projeto permite que os passageiros se registem através de uma aplicação nos seus dispositivos móveis, mas também nos quiosques instalados no mostrador de faturação 848 e no filtro de segurança do T4 no aeroporto de Madrid. O sistema de reconhecimento facial está instalado nas portas de embarque J40 e J58.
Para tal, o cliente só tem de registar-se na aplicação da Iberia e ir à Área Pessoal, onde, primeiro, captura uma imagem do documento de identificação do cliente, que depois tem de fazer um ‘video-selfie’ com o qual o sistema determina se o resto do cliente corresponde à foto no documento de identificação. O perfil biométrico é enviado para a base de dados da Aena. No momento do voo, o cliente terá que associar o seu bilhete de avião para as Astúrias ou Bruxelas com o seu perfil biométrico e ao fazer a faturação online desse voo terá a possibilidade de utilizar o reconhecimento facial no controlo de segurança e porta de embarque.
Fonte: Publituris