O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro e estabelecido pela ONU, incentivou o Sindepat a criar há dez anos o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas (DNPD). Neste ano, o período será de 2 a 6 de dezembro. Cada parque ou atração escolheu um dia da semana para celebrar a data. Com isso, todo o período será dedicado ao tema da inclusão.
A ação, realizada em parceria com Associação dos Parques de Diversões do Brasil (Adibra), convida centenas de instituições e ONGs que, em todo o País, se dedicam às pessoas com deficiência e à causa da inclusão para levar seu público a vivenciar os empreendimentos associados.
“Nós entendemos que o lazer e a recreação também são direitos fundamentais. Por isso, trabalhamos para que todos tenham a oportunidade de vivenciar a emoção e alegria presentes em nossos empreendimentos. E, também, para reforçar em cada parque ou atração turística a importância da inclusão e de se estar preparado para ela”, comenta o presidente do Sindepat, Murilo Pascoal.
Estima-se que aproximadamente 15 mil pessoas, a maior parte delas crianças e jovens por meio das instituições, compareçam às atividades. Muitos dos visitantes vão a um parque temático, aquático ou de diversões pela primeira vez.
COMO FUNCIONA
As instituições e ONGs se inscrevem diretamente com os parques. A entrada é gratuita e cada parque ou atração se encarrega de desenvolver atividades especialmente para esse dia. Por isso, para mais informações, os interessados devem entrar em contato diretamente com os empreendimentos. Fonte: Panrotas,