Com um painel sobre Gestão Sustentável do Turismo, do qual participou o secretário estadual Fausto Franco, terminou no início da noite deste domingo (1º), no Teatro Vila Velha, a programação de debates do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos. Já a programação musical terminou com show do cantor e compositor Roberto Mendes, apresentando o samba chula do Recôncavo Baiano, no Passeio Público (Centro).
Em sua palestra, Fausto Franco falou sobre o Projeto Revive Bahia, inspirado em modelo português e que tem por base a recuperação de patrimônios públicos para reutilização com propósitos turísticos. “Um dos objetivos é devolver ao Centro Antigo de Salvador uma atividade econômica forte a partir do desenvolvimento do potencial turístico existente”, disse o secretário.
No mesmo painel, o palestrante Ítalo Mendes falou sobre a importância da sustentabilidade na gestão do turismo. Já Enzo Arns apresentou o exemplo da cidade de Gramado (RS) nos desafios de gerir uma atividade turística que cresce exponencialmente. O debate sobre gestão sustentável foi precedido de outro painel, sobre Turismo Cultural.
Promovido pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), o Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos apresentou, no sábado e no domingo, um recorte de elementos culturais, musicais e gastronômicos desta zona turística composta de 18 municípios.