Por Yuri Abreu
Belezas naturais, cultura e gastronomia. Esses são alguns dos vários atrativos que fazem de Salvador um dos destinos mais procurados por turistas, principalmente neste período de final de ano. De olho nesse fluxo crescente, os donos de hotéis comemoram a alta procura por reservas de hospedagem na capital baiana e esperam que a ocupação, principalmente no réveillon, chegue à casa dos 100%.
“A gente espera o mesmo sucesso do ano passado, atingindo 100% de ocupação no réveillon. Isso é o que estão sinalizando os nossos níveis de reservas, até o presente momento”, disse Glicério Lemos, ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). Para o carnaval, o dirigente possui a mesma estimativa. Já para o mês de janeiro, o índice deve ficar acima dos 90%.
De acordo com ele, essa celebração se deve ao trabalho de recuperação e reposicionamento feito pela Prefeitura de Salvador. Nos últimos cinco anos, as ações fizeram com que houvesse um aumento de 48% para 62% na taxa de ocupação hoteleira no município. “Esperamos bons índices não apenas nas quatro principais zonas hoteleiras, mas no município como um todo”, comentou o presidente da Associação.
Acréscimo
De acordo com a Prefeitura de Salvador, durante o Festival da Virada, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2020, na orla da Boca do Rio, a capital baiana deve receber quase 500 mil turistas, um acréscimo de 10% em relação aos visitantes que estiveram na cidade na edição 2018/2019. Do total esperado para agora, quase 240 mil são provenientes do interior da Bahia, pouco mais de 180 mil de outros estados brasileiros e cerca de 47,6 mil estrangeiros.
Esse público deve gastar, em média, R$ 872,05 ao longo dos cinco dias do evento na cidade. A maior parte, 35%, deverá ser aplicada em alimentação, seguida de transporte (28%), compras (18%), hospedagem (14%), espetáculos em geral (5%), além de guias e excursões (2%). Segundo a gestão municipal, isso vai representar uma movimentação de R$ 407,2 milhões na economia de Salvador, fora a própria receita que será gerada pelos próprios moradores da capital baiana.
Primeiro lugar
E toda essa preparação vem rendendo frutos a capital baiana em relação às principais brasileiras que também são destinos para o réveillon. De acordo com um site de busca de passagens aéreas, Salvador está em primeiro lugar entre os locais mais procurados para passar a virada do ano. Conforme a pesquisa, que levou em conta os últimos seis dias de 2019 e os primeiros cinco de 2020, a cidade aparece a frente de outras como o Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE e Recife/PE. Fonte: Tribuna da Bahia.