Pela primeira vez na América Latina, o Black Film Festival, evento internacional de cinema afrodescendente, chega à Salvador, cidade que abriga uma das maiores populações negras fora da África. O lançamento do Primeiro Salvador Black Film Festival (SBFF) foi realizado na noite desta quinta-feira (5), no Espaço Cultural Barroquinha,e contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.
O Salvador Black Film Festival é uma realização da Giros Filmes e da Zaza Produções, com apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O evento já ocorre em algumas cidades do hemisfério norte, como Las Vegas e Montreal. Para o prefeito ACM Neto, a iniciativa impulsiona a capital baiana no circuito internacional do cinema negro.
Na lista das 100 mulheres mais poderosas do Canadá e fundadora de oito festivais de sucesso no Canadá, nos Estados Unidos e no Haiti, Fabienne Colas, comentou satisfeita a sua associação à Giros Filmes, por meio da Zaza Produções, viabilizando a chegada do Black Film Festival no Brasil, em especial na capital baiana. Apelidada de “Rainha dos Festivais”, Fabienne e sua equipe possuem mais de duas décadas de experiência e sucesso em festivais.
O evento é filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation – que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival. A parceria entre a produtora Zaza e a Giros Filmes reunirá uma equipe com experiência única para construir e desenvolver um festival de sucesso, enquanto posiciona Salvador no circuito de festivais.organiozadores
Desde 2005, todos os oito festivais combinados atraíram cerca de um milhão de espectadores, obtiveram ampla cobertura da mídia nacional e internacional, apoiou mais de dois mil artistas e recebeu convidados de alto gabarito como Harry Belafonte, Spike Lee, Stedman Graham, Danny Glover, Tarana Burke, Martin Luther King III, Dany Laferrière, Wyclef Jean, Alfre Woodard, P.K. Subban, Isaiah Washington, Louie Gossett Jr., Jennifer Holness, Clement Virgo, Souleymane Cissé e muitos outros.