O número de brasileiros que permanece além do tempo permitido nos EUA caiu. É o que mostram relatórios do DHS de 2016 e 2018. O maior rigor contra a imigração ilegal empreendido pelo Presidente Donald Trump e o bom momento para empreendedores brasileiros no país podem ser a razão desta diminuição. É o que acredita o Global Business INSTITUTE — GBI, um hub de negócios que auxilia brasileiros nos EUA.
“O Brasileiro passou a compreender, de modo geral, que não é mais vantajoso vir ilegalmente aos EUA para trabalhar e empreender. A parte B2 do visto, popularmente conhecido como visto de turista, permite a prospecção de negócios por aqui e muitos estão usando esse caminho para sondar as possibilidades e retornar ao Brasil com conhecimento real sobre como investir nos Estados Unidos”, afirma Manoel Suhet, presidente do GBI.
Os números do DHS mostram que em 2016 o total de ‘overstays’ — ou permanência ultrapassada, cometida por brasileiros era de 39.455, já em 2018 foi de 36.289 casos registrados. “O brasileiro está compreendendo que não adianta seguir o caminho fácil ao invés do caminho correto na hora de viver e investir legalmente nos Estados Unidos. O controle do Governo e os riscos de naufrágio da iniciativa imigratória tem sido fatores comumente relatados por nossos clientes”, pondera Manoel Suhet.