Em outubro de 2019, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 3,1% frente ao mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12), na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). Ainda de acordo com a SEI, o volume das atividades turísticas na Bahia no terceiro trimestre deste ano cresceu 1,8%.
Para o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, os dados refletem o bom momento do turismo na Bahia. “Importante destacar que o crescimento desta atividade na Bahia foi maior do que o dobro do índice nacional, que ficou em apenas 0,8% no terceiro trimestre e 1,5% em outubro. Somente de ICMS, arrecadamos 1,8 bilhão de reais neste trimestre analisado, o que representou um aumento nominal de 12,7% com o mesmo período do ano passado”, ressaltou.
O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, revela que as perspectivas são boas para o verão, quando a Bahia deve receber mais de 6,2 milhões de visitantes, representando o incremento de 4,5% em relação à temporada anterior. “O fluxo está distribuído entre as 13 zonas turísticas da Bahia, com grande diversidade de atrativos, desde as praias do litoral, à aventura na Chapada Diamantina e às belezas do Rio São Francisco”, explica o secretário.
A SEI também revelou, através do Boletim Análise Conjuntural do Turismo da Bahia, que o fluxo internacional acelerou 9,5%, mantendo a trajetória de expansão iniciada no 3º trimestre de 2018 (9,0%). Já o consumo de energia elétrica das atividades características do turismo registrou expansão de 2% neste período, também mantendo a tendência de crescimento do mesmo trimestre do ano passado (1,8%).