Retratar a beleza de mulheres com deficiência física e mobilidade reduzida. Essa é a proposta da exposição fotográfica Femina Aurea, que entrou em cartaz no Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro.
Com visitação gratuita no primeiro pavimento, em frente à área de check-in, a mostra traz fotografias em preto e branco, reunindo visões artísticas de seis renomados fotógrafos baianos: Dione Tonheiros, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena.
Com olhar sensível e apurado, os fotógrafos captaram a beleza feminina que não se alinha com o padrão estético corporal vigente na sociedade contemporânea. A concepção e a direção artística da mostra ficam por conta da produtora de moda Ana Vitória Fonsêca.
A ideia de criar o projeto surgiu a partir de um desafio vivenciado por Ana quando teve que criar uma coleção de roupas especificamente para pessoas com mobilidade reduzida e percebeu a importância de retratar esses corpos. A colunista, palestrante e consultora de imagem e comportamento Maria Medeiros assina a gestão cultural internacional.
Entre os objetivos da exposição, estão promover uma reflexão sobre o referencial de beleza atual, ampliar a representatividade das pessoas com deficiência, incentivar a valorização e o respeito à diversidade, à equidade de direitos e oportunidades e ao convívio social mais inclusivo.
Uma das fotos que compõem a exposição, intitulada “Liu”, da fotógrafa baiana Flávia Cirne, já obteve inclusive reconhecimento internacional, sendo premiada e escolhida como uma das 10 ganhadoras do EDDW19, concurso internacional de fotografias: “TOGETHER FOR INCLUSION”, organizado pelo IDCC, e percorrerá a Europa ao longo do ano de 2020.
Para a gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco, receber a exposição é mais uma prova do compromisso do Aeroporto com a promoção da diversidade, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades. “Além disso, representa uma maneira de transformar o nosso Aeroporto num espaço vivo, com programação cultural e valorização da cultura e da arte”, acrescenta.
Antes de aterrissar no Salvador Bahia Airport, a exposição já passou de forma itinerante pelo Salvador Shopping, Espaço Morar Mais, Teatro Castro Alves, Centro de Cultural da Câmara Municipal de Salvador, Prefeitura da cidade de São Paulo e Espaço Porto Salvador.
Serviço
O que: Exposição Femina Aurea
Quando: de 19 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2020
Onde: Salvador Bahia Airport, 10 pavimento , em frente à área de check-in.
Entrada franca
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Na lista dos dez aeroportos mais movimentados do País, ele conecta o estado da Bahia a cerca de 30 destinos, tanto domésticos quanto internacionais.
Desde o início da Concessão, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Grandes investimentos em um programa de modernização e ampliação levaram à extensão de 22.000 m² de área construída, ao acréscimo de seis novas pontes de embarque, à abertura de mais uma pista para aviação comercial e à instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio. Além disso, o aeroporto se comprometeu a apoiar o desenvolvimento econômico do estado através do desenvolvimento de tráfego e iniciativas de estímulo ao turismo.
Reconhecido como um aeroporto verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos, o Salvador Bahia Airport se destaca por suas conquistas no campo da sustentabilidade entre as quais zero descarte de efluentes, adoção de medidas visando eficiência energética, e a implementação de um programa efetivo de reciclagem. As iniciativas estão alinhadas com o compromisso da VINCI Airports em reduzir sua pegada de carbono. O Aeroporto também procura valorizar e promover as especificidades culturais e sociais da Bahia, um de seus grandes ativos.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.
Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br