Salvador vai receber 7,6% a mais de turistas por avião no verão

Por Lício Ferreira

“O Salvador Bahia Airport comemora a perspectiva de crescimento de 7,6% na oferta total de assentos neste Verão em comparação com o volume registrado no mesmo período do ano passado”. A informação é do CEO da Vinci Airport, Júlio Ribas, que deu entrevista, nesta quinta-feira 19, ao lado do diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento Ribeiro. “O pico da oferta, como tradicionalmente acontece, será no mês de janeiro, com cerca de 965 mil assentos disponíveis nos voos programados para o mês”, reforçou.

Júlio Ribas disse, ainda, que o número se refere não somente aos assentos extras (cerca de 203 mil programados neste verão), mas também às recentes inclusões de novos voos na lista de conexão de aeroportos. “Somente em 2019, o Salvador Bahia Airport passou a contar com voos diretos para três novos destinos: Rio de Janeiro-Santos Dumont, Santiago do Chile e Teixeira de Freitas (operado pela Azul)”.

E acrescentou: “Vivemos um momento muito positivo para o Aeroporto. Além da primeira etapa das obras de ampliação e modernização já ter sido concluída, as companhias aéreas domésticas já repuseram a lacuna deixada pela Avianca Brasil, inclusive servindo destinos que antes eram atendidos exclusivamente pela extinta companhia, como Petrolina, Aracaju e Maceió”.

MAPA DOS TURISTAS

A preocupação da concessionaria do serviço público é de colocar Salvador cada vez mais no mapa dos turistas. “Hoje, 57% dos passageiros do aeroporto são receptivos e 43% são pessoas que moram aqui. Baianos ou não. Desde janeiro de 2018, a gente aumentou em 25% o número de passageiros internacionais e a nossa projeção para ano que vem é muito positiva. Entretanto, é bom reafirmar que 7,6 % de crescimento é baseado em voos regulares e não em voos extras!”

Júlio Ribas  disse, também,  que ao longo da alta temporada de Verão, a Bahia será o estado brasileiro com o maior volume de voos extras da Azul. Com quase 600 operações a mais e quase 70 mil assentos adicionais entre dezembro e fevereiro do ano que vem. A região também contará com diversas ligações inéditas, que irão atender a maior demanda de clientes para destinos de lazer durante a estação mais quente do ano.

E garante que, neste Verão, Salvador terá voos extras para três destinos operados somente durante a alta temporada: Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Curitiba. “Doze destinos regulares terão reforço na oferta: Belo Horizonte, Campinas-Viracopos, Fortaleza, Goiânia, Ilhéus, João Pessoa, Lençóis, Rio de Janeiro-Galeão, São Paulo-Congonhas, São Paulo-Guarulhos e Vitória”.

OFERTA DE ASSENTOS

Com 84 ligações sazonais, Salvador terá voos inéditos para Vitória, além de operações extras para Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro, Maceió, Belo Horizonte e Campinas. Já Porto Seguro, um dos destinos mais procurados durante o verão, terá ligações sazonais para Vitória, Rio de Janeiro, Cuiabá e Montes Claros (MG). A cidade do sul baiano também receberá mais aeronaves da Azul nas rotas para Campinas, Congonhas, Guarulhos, Belo Horizonte, Uberlândia, São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto.

“Esta será a maior alta temporada da Azul em termos de capacidade. Com a chegada de novos aviões, aumentamos a oferta de assentos e, acreditando no potencial turístico da Bahia, investimos bastante em novas ligações no estado. É aqui que teremos o maior volume de aeronaves adicionais da Azul, que ligarão Salvador e outros destinos baianos a cidades, principalmente, do Sudeste. Estamos confiantes de que nossos clientes vão desfrutar do nosso serviço e atendimento, que tem como principal objetivo a melhor experiência de voo da vida deles”, destaca Marcelo Bento Ribeiro.

“Recuperamos três mercados que estavam parados com a saída da Avianca Brasil: Aracaju, Maceió e Petrolina. Reforçamos, também, toda nossa operação, inclusive, para Guarulhos (SP) e outros lugares que a gente não tinha. Atualmente operamos 35% das partidas saindo do Aeroporto de Salvador e a grande notícia é que amanhã (sexta), a gente deverá bater nosso recorde absoluto de voos, em um dia, com mais de mil para quase todo o Brasil”, comemorou.

LÍDER NAS PARTIDAS

O diretor da companhia aérea disse que – em dois anos – a Azul terá um aumento de 84% na quantidade de assentos na Bahia, se comparado com a chegada em 2018. “Temos um 1\3 das partidas de Salvador e somos líder na quantidade de destinos servidos no Brasil. Nosso maior investimento tem sido em aeronaves. O ativo mais carop. Estamos passando um momento forte de transformação de frota adquirindo aviões Embraer da segunda geração e Air Bus A-320. Dois tipos de aeronaves novas de fábrica”.

Questionado sobre os preços das passagens Marcelo Bento Ribeiro reconheceu que elas são caras e assim se justificou: “O preço traz alguns componentes, sendo o valor do combustível o mais expressivo. Comparativamente ao que se pratica no exterior é significantemente mais alto, principalmente pelos impostos e pela fórmula de cálculo aplicada pela Petrobras que busca paridade com preços internacionais. E com o dólar alto do jeito que está, sobe ainda mais. Tem ainda um custo muito grande com a ‘judicialização’ excessiva. As empresas aéreas no Brasil, apesar de terem qualidade comparável ou superior à maioria das empresas no mundo, são constantemente obrigadas a lidar com questões de processos de danos morais descabidos, que acabam refletindo no custo final das passagens”, finalizou.

*Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *