Os fiéis participam, entre 27 de dezembro e 5 de janeiro de 2020, de diversas homenagens à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Os festejos que acontecem há mais de 200 anos, contam com tríduo, missas e procissões.
A celebração se destaca sempre no primeiro dia de cada ano. Fiéis participarão de missas em duas igrejas de Salvador, uma bairro do Comércio e outra na Cidade Baixa, além de procissões terrestre e marítima.
De acordo com a Arquidiocese de Salvador, a festa organizada pela Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes terá como tema central “Na Gratidão do Povo navega o Anjo Bom da Bahia”.
A Arquidiocese detalhou que os festejos terão início no dia 27 de dezembro, às 6h, quando acontecerá a alvorada na Cidade Baixa, na região da igreja matriz da Boa Viagem. Nesse mesmo dia, ainda na Igreja da Boa Viagem serão realizadas missas e hasteamento da bandeira. Entre os dias 28 e 30 de dezembro, sempre às 19h30, acontecerá o tríduo, ainda na Boa Viagem.
Um dos momentos mais esperados da festa acontecerá no dia 31 de dezembro, às 9h, quando a galeota descerá ao mar.
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá, na Matriz da Boa Viagem, às 15h, a missa do embarque, onde a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é colocada na Galeota Gratidão do Povo e deixa a praia da Boa Viagem até o cais do Porto de Salvador.
Em seguida, a imagem é levada em procissão terrestre até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, onde passa a noite e fica até a manhã do dia 1º de janeiro de 2020.
Já no primeiro dia do novo ano, as homenagens continuarão com missas na Basílica da Conceição da Praia e na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Após a missa na basílica, no bairro do Comércio, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é conduzida ao píer da Capitania dos Portos e volta à galeota para uma procissão marítima. Essa procissão segue até o Porto da Barra, retorna ao cais do Porto e segue até a Ponta do Humaitá.
Na Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa, a imagem é desembarcada e seguirá em procissão terrestre até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde ficará exposta para veneração pública até as 15h do dia 1º.
O encerramento dos festejos acontecerá em 5 de janeiro, na Igreja da Boa Viagem. Nesse dia, a programação contará com a recitação do terço, missa e procissão.