Os atrativos turísticos dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, São Paulo e do Rio Grande do Sul foram os mais procurados pelos turistas da região Nordeste para o período do verão. Para 15,4% dos turistas potiguares, os destinos gaúchos foram os mais demandados para o verão. Rio de Janeiro (13,5%) e Ceará (11,5%), também foram buscados por eles.
A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens dos nove estados da região. Tirando o segmento “Sol e Praia” (46,2%), os viajantes da região foram os que mais buscaram o turismo de negócios (14,9%). O levantamento trouxe, ainda, que quase metade deles (43%) irão viajar em família.
Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 14,6% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 46,9% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 46,6% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Nordeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.
Quando observamos por estado, os turistas alagoanos e pernambucanos preferiram os destinos do estado de Pernambuco. Já os baianos, maranhenses e piauienses pretendem visitar os atrativos cearenses. Os paraibanos selecionaram os destinos do próprio estado. Os sergipanos selecionaram Alagoas e Bahia para aproveitarem o verão. Na contramão desses lugares, os cearenses e os potiguares escolheram São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente.
SONDAGEM EMPRESARIAL – Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.
O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período. Fonte: Agencia de Notícias do Ministério do Turismo.