A partir das 8h desta segunda-feira (30), começa a movimentação de turistas que chegam à cidade nos três transatlânticos que ficarão ancorados por lá. Além de permitir que os visitantes conheçam a cidade, no dia 31, à noite os navios partem para assistir ao espetáculo da virada com uma vista privilegiada do mar, em Copacabana. São eles: MSC Musica, Costa Pacífica e o internacional Azamara Pursuit.
Apenas neste dia haverá um fluxo em torno de dez mil pessoas no Pier Mauá, contando com embarque e desembarque. Essa movimentação pode injetar aproximadamente R$ 3 milhões na economia do município.
Os turistas são recepcionados no terminal de cruzeiros localizado nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá, sendo o embarque realizado no Armazém 4 onde encontram-se os balcões de check-in, lojas, lanchonete, serviços de câmbio, telefonia, internet, posto médico, farmácia, quiosque de informações turísticas e de serviços como táxis pré-pagos. A movimentação de bagagens é realizada no Armazém 5. Ambos são climatizados e operam dentro dos mais rigorosos padrões internacionais de segurança.
O Pier Mauá está recebendo o maior número de transatlânticos internacionais dos últimos 20 anos. De outubro de 2019 até abril de 2020 serão no total 112 atracações, 37 navios, sendo 27 internacionais e 10 nacionais. Oito deles estão vindo ao Rio de Janeiro pela primeira vez. Na última temporada (2018/2019) o Pier Mauá recebeu 100 atracações, com a média de 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Para essa temporada houve um aumento de 12 atracações, o número de navios aumentou em 10 e a previsão de turistas no embarque, desembarque e trânsito passou de 380 mil para 425 mil, o que representa um aumento de 12% em relação à temporada anterior. O número de navios internacionais também aumentou passando de 19 para 27. Fonte: Panrotas.