Cerca de um ano após enfrentar problemas com superlotação, a Ilha das Couves, em Ubatuba(SP), passa a ter novas regras para visitação turística. Uma portaria publicada na última sexta-feira (27) pela Fundação Florestal estabelece medidas para garantir que o fluxo de turistas seja ordenado e não gere risco de degradação ambiental.
As regras, que incluem a divisão de turnos por embarcação e número de visitantes, foram definidas em audiências públicas com participação da secretaria estadual de infraestrutura e meio ambiente e a Prefeitura de Ubatuba.
As visitações ocorrerão em três horários diferentes – manhã, hora do almoço e tarde – e cada um deles será realizado por embarcações pré-definidas.
Entre as comunidades autorizadas estão a de Picinguaba, Almada, Estaleiro e Ubatubirim. Além delas, escunas e lanchas também terão autorização e o credenciamento das embarcações autorizadas a desembarcar na ilha será feito por meio de chamamento público.
Veja abaixo os limites de turistas por horário:
O número de visitantes no período da manhã, que vai das 8h às 11h, não poderá passar de 177.
Na hora do almoço, das 11h às 14h, o limite de turistas será o mesmo.
À tarde, das 14h às 17h, o limite de visitantes para embarcações das comunidades Almada, Estaleiro e Ubatumirim é de 108. No caso das escunas, o limite é 49, e das lanchas, 20 pessoas.
Superlotação
A criação de regras ocorreu após uma superlotação na ilha, na temporada de 2018, que causou risco degradação ambiental. A situação motivou a atuação do Ministério Público Federal, que buscava mediar uma solução. Na época, o MPF já havia levantado a possibilidade da limitação no número de visitantes.
O órgão demonstrou preocupação com a deterioração da ilha e com o impacto que a superlotação poderia causar na comunidade. Segundo a Fundação Florestal, após a temporada, onde foram contabilizados cerca de 2 mil turistas por semana, um grupo técnico elaborou um estudo de capacidade de suporte da ilha, que estabeleceu que ela só poderia receber 177 pessoas ao mesmo tempo. Fonte: G1.
My brother recommended I would possibly like this blog. He was once entirely right. This post actually made my day. You can not consider just how a lot time I had spent for this information! Thank you!|