Ao longo do ano, o museu realizou 11 exposições, entre elas a “Ai Weiwei Raiz” – primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai Weiwei – e a “Estruturas e valores – Antonio Arney”. O MON também emprestou 15 obras para exposições no MASP, Instituto Tomie Ohtake, Museu Paranense e Galeria Simões de Assis.
O setor Educativo do MON, responsável por mediações, oficinas e programas específicos, também registrou números expressivos durante o ano, recebendo 83.426 pessoas. O destaque foi para o programa “Arte para Maiores”, que teve um aumento de público participante de 150%, em relação a 2018, e conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
“O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o ‘Arte para Maiores’ faz isso com excelência”, diz a diretora-presidente da MON, Juliana Vosnika.