Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que a quantidade de reclamações registradas na plataforma para cada grupo de 100 mil passageiros pagos foi de 28,9 para as empresas brasileiras, 88,5 para as estrangeiras e 35,5 no total. Juntas, as empresas aéreas cadastradas no Consumidor.gov.br transportaram mais de 30,4 milhões de passageiros, o que equivale a 99,9% de todos os passageiros que viajaram no período.
Entre as empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no trimestre, a Azul apresentou o menor número de reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros transportados no período, com 21,4. Logo em seguida, aparecem Gol e Latam, com 22,8 e 39,8, respectivamente.
Das companhias estrangeiras com maior volume de passageiros, a Aerolíneas Argentinas recebeu o menor número de reclamações para cada grupo de 100 mil, com média de 26,9. A lista é seguida por United Airlines (27,5), Air France (38,5), Copa Airlines (47,7), American Airlines (64,2) e TAP Air Portugal (114,1).
O relatório traz também os temas e subtemas mais reclamados pelos usuários do transporte aéreo. De todas as queixas registradas contra empresas brasileiras, os temas que receberam maior volume de reclamação foram: oferta e compra (24,6%), alteração pela empresa aérea (17,0%) e alteração pelo passageiro (15,7%). Das aéreas estrangeiras, os itens mais reclamados foram alteração pela empresa aérea (19,8%), reembolso (19,4%) e execução do voo (18,4%). Fonte: Panrotas.