Festa de Iemanjá: 2 de fevereiro é dia de mais segurança no mar de Salvador

Baianos e turistas que vão homenagear a Rainha do Mar, no domingo, 2 de fevereiro, terão uma  operação especial para a Festa de Iemanjá, sob responsabilidade da a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Ao todo serão disponibilizados 15 profissionais salva-vidas, 15 salsichões, dois pranchões, dois jet ski e dois botes motorizados, que serão espalhados no entorno da festa.
A tradicional festa de Iemanjá, que ocorre neste domingo, 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, atrai baianos e turistas. Foto: Max Haack/Ag. Haack

O órgão implantará ainda um posto salva-vidas onde serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças. “Vamos orientar os responsáveis sobre os cuidados com as crianças durante a festa. Também recomendamos que o responsável não ingira bebida alcoólica no ambiente do evento”, explica o Coordenador da Salvamar, Iure Carlton.

Para evitar acidentes durante a festa, os salva-vidas vão orientar os banhistas nativos e visitantes para que não se aproximem das embarcações em movimento. Também será recomendado que, ao entrar no mar para a entrega do presente, deve-se evitar grandes profundidades.

Com o intuito de garantir a segurança de devotos e curiosos, os responsáveis pelas embarcações precisam ter autorização e liberação da Capitania dos Portos da Bahia, obedecer a capacidade de passageiros permitida, e obter coletes salva-vida.

Procissão

A procissão marítima acontecerá às 15h, em Salvador, na praia do Rio Vermelho. Cerca de 200 embarcações irão navegar até atingir a distância aproximada de 3km da praia, quando as oferendas serão lançadas ao mar.

Os comandantes das embarcações que estiverem acompanhando o cortejo não deverão permitir o mergulho de tripulantes e passageiros durante a viagem, nem no momento da entrega da oferenda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *