O grupo de aviação latino-americano LATAM, criado pela integração da brasileira TAM na chilena LAN, indicou um crescimento do tráfego em RPK (passageiros x quilómetros voados) em Janeiro em apenas 1,8%, graças a um crescimento em 24,4% no mercado doméstico brasileiro.
Em causa esteve uma quebra em 9,1% em voos internacionais, que somam mais RPK que os voos domésticos no Brasil e nos seus mercados de língua espanhola (Chile, Argentina, Colômbia, Equador e Peru).
E assim por esse motivo a evolução em RPK fica muito aquém da que se verifica em número de passageiros embarcados, já que não há a ponderação dos quilómetros voados, que é muito superior nas rotas internacionais à excepção do Brasil, que tem dimensões continentais.
Os dados do LATAM indicam um crescimento de passageiros em 10,1% em Janeiro, significando um aumento de 668 mil, para 7,25 milhões, com aumento em voos domésticos no Brasil em 23,3% ou 614 mil, somando 3,24 milhões, enquanto a queda em voos internacionais foi em 11,5% ou 182 mil, para 1,39 milhões.
Nos voos domésticos em países de língua espanhola (Chile, Argentina, Colômbia, Equador e Peru) a LATAM transportou 2,61 milhões de passageiros, +9,9% ou mais 236 mil que no mês homólogo de 2019.
A subsidiária LATAM Brasil (antiga TAM) é uma das companhias brasileiras que voa de São Paulo Guarulhos para Lisboa, em concorrência directa com a TAP e, também, em grande medida, que voa de Viracopos, Campinas, também no estado de São Paulo.
*Fonte: Presstur