“Documental Pantanal” apoia turismo de observação no delta do Okavango, em África

Na terça-feira, dia 11, uma equipe liderada pelo presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Angelo Rabelo, e composta por cinegrafistas da Eureka Filmes, de Corumbá (MS), embarcou para uma imersão na região do Delta do Okavango. A expedição, que conta com apoio da iniciativa ‘Documenta Pantanal’, do SOS Pantanal e também de Alexandre Bossi (Pandhora Investimentos), deve se estender por dez dias e é fruto de uma ideia inicial do empresário Roberto Klabin (proprietário do Refúgio Ecológico Caiman). Após várias idas ao continente africano, ele pensou em trazer para o Brasil o exemplo bem-sucedido de Botswana em relação à conservação de áreas de natureza e incentivo ao turismo de observação.

 

O turismo de observação da natureza inspira intercâmbio em África. Fotos: João Farkas

 

A concepção deste intercâmbio, lembra Klabin, começou há cerca de três anos, quando o SOS Pantanal trouxe um especialista em turismo em áreas de conservação de Botswana para proferir palestras em Campo Grande, Cuiabá e Brasília. Nesses encontros, ficou visível para os empresários do Pantanal a necessidade de aprenderem com o país africano e aplicarem no Brasil as mesmas boas práticas que mudaram radicalmente uma área alagada de 15 mil km2, transformando a região do delta em referência internacional quando se fala de conservação e turismo de observação.

 

Nesta viagem, que ocorre a convite da empresa africana Natural Selection, que pretende se instalar no Pantanal, o grupo brasileiro irá conhecer in loco a experiência que inseriu o Delta do Okavango (foto) no mapa mundial como referência do turismo de natureza e de conservação de vida selvagem.

“A expectativa de conhecer um caso de sucesso de turismo em áreas de conservação como uma alternativa de negócio vai ao encontro daquilo que temos buscado nos últimos 30 anos para o Pantanal, que, além de suas atividades tradicionais, como a pecuária, é cenário de uma exuberante vida selvagem. Vamos conhecer a experiência do Okavango, que se tornou um exemplo de oportunidades para empresários e população, construindo uma estratégia em que todos sobrevivem, a natureza é protegida e as pessoas passam a ter qualidade de vida e os negócios acontecem”, afirma Rabelo.

A ida dos cinegrafistas para Botswana tem uma justificativa, de acordo com a organizadora do Documenta Pantanal, a produtora Mônica Guimarães. “Durante a permanência deles serão produzidos filmes de curta duração dos diferentes aspectos da bem-sucedida experiência do Okavango, abrangendo desde as questões de preservação ambiental à infraestrutura hoteleira, os quais posteriormente, serão exibidos nas redes sociais dos integrantes de nossa iniciativa, empresários que atuam no Pantanal”, antecipa.

Sobre a iniciativa Documenta Pantanal

Registrar para documentar e preservar. Este é o mote da iniciativa ‘Documenta Pantanal’, que prevê o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros e vídeos) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio, cujo desconhecimento de sua verdadeira realidade impede um aproveitamento econômico maior do turismo, inclusive um turismo internacional de qualidade. Com a participação de instituições que atuam na região pantaneira, a iniciativa reúne pesquisadores, empresários e a própria comunidade para, em conjunto, mobilizar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.

http://documentapantanal.com.br/

https://www.instagram.com/documentapantanal/

https://www.facebook.com/documentapantanal/

Participantes do ‘Documenta Pantanal’

Acaia Pantanal – Associação Onçafari – Agrotools – Alto Pantanal – Araquém Alcântara – Bichos do Pantanal – Cenap – ICMbio – Chef Paulo Machado – Editora Vento Leste – Embrapa Pantanal – Fazenda Barraco Alto (Aquidauana/MS) – Fazenda  Fazendinha (Aquidauana/MS) – Fazenda Figueiral (Corumbá/MS) – Fazenda Santa Tereza (Corumbá/MS) – Fazenda São Camilo (Corumbá/MS) – Fazenda São Francisco do Perigara (Barão de Melgaço/MT) – Fazenda Vera Lúcia (Aquidauana/MS) – Instituto Homem Pantaneiro – Instituto Arara Azul – Instituto Agwa – Jorge Bodanzky – Leão Serva – Luciano Candisani – Mauricio Coppeti – Márcia Hirota – Marina Klink – Marina Lutz – Miguel Milano – Moinho Cultural de Corumbá – Onças do Rio Negro – Panthera Brasil – Porto São Pedro (Corumbá/MS) – Raquel Machado – Rede Nacional Pro Unidades de Conservação  – Refúgio Ecológico Caiman (Miranda/MS) – RPCSA  –  Rede do Amolar – Silas Ismael – Sindicato Rural de Corumbá – SOS Pantanal – SOS Taquari.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *