Por Nelson Rocha (Texto e fotos)
A expectativa para o turismo este ano no Brasil é muito boa, na opinião do assessor econômico Guilherme Dietze, da Fecomércio-Ba, que ontem, 19, participou do painel “Perspectivas Econômicas para 2020”, promovido pela entidade na Casa do Comércio, em Salvador. Ele atribui este bom cenário que se desenha para o setor no País, ao fato do dólar mais caro potencializar a atividade turística nos destinos nacionais. “As famílias estão evitando viajar para o exterior e isto potencializa alguns destinos domésticos”. afirmou com exclusividade para o Portal Turismo Total durante o evento.
Ainda conforme o economista, a Bahia será um dos destinos mais beneficiados com o crescimento previsto para o o turismo ao longo do ano. ” As pessoas procuram o estado, seja nas praias, no interior, na natureza, como destino. A Bahia vai se fortalecer muito com o turismo. Isto vai gerar tanto emprego na área de hospedagem, quanto na alimentação, artesanato, ou seja, a cadeia de turismo ela tem uma geração de emprego muito forte”, avaliou.
Abordado sobre o efeito mundial do coronavírus, Guilherme Dietze creditou ser este também um fator motivador na atualidade de potencializar o turismo brasileiro. “O fluxo de turistas que iriam pra Ásia não está indo e, então, vão ter que procurar outros destinos nas próximas viagens. De repente, o Brasil passa a ser um destino que não tem casos de coronavírus e tem praias maravilhosas. A expectativa é muito positiva, mas certamente com o pé no chão, sempre com cautela, mas eu acho que a gente passou pela crise, por um momento muito ruim,acho que agora é o momento dos empresários terem que confiar um pouco mais. Vai melhorar na geração de emprego e renda”.
Carnaval e a vocação turística da Bahia
Outro economista que também foi ouvido pelo Portal Turismo Total, Fabio Bentes, da CNC, considerou que ” a expectativa para o turismo do Brasil se confunde com a Bahia pela vocação turística do estado. Em termos da expectativa pra o ano, as surpresas, ao contrario da maioria dos outros setores, podem ser positivas. Ninguém quer a alta do dólar, ninguém quer pegar coronavírus, mas pra quem atende o turista estrangeiro e o nacional, estes dois eventos de início do ano podem, sim, materializar um cenário de maior fluxo de turistas externos e internos e isto já está acontecendo no Carnaval. A expectativa é de que o Natal do turismo, que é o Carnaval, tenha um terceiro aumento anual de receitas e registre uma receita global de R$ 8 bilhões. Se confirmado, essa nossa expectativa na Confederação, esta vai ser a maior geração de receitas do período do Carnaval nos últimos cinco anos”.
Na opinião de Fabio Bentes, se o Carnaval manter esta perspectiva positiva, a tendência é que ” isso ganhe força ao longo do ano”. Contudo, ele admite que para o impacto positivo perdure pelos próximos meses ” vai depender que a inflação seja preservada, de forma baixa, que o crédito mais barato chegue de fato ao consumidor. Selic é uma coisa, crédito é outra. A Selic caiu bastante, mas a taxa de juro real não caiu tanto. Quem compra passagem, geralmente não compra passagem à vista. Compra pacote turístico, pacote de hospedagem também parcela. Se os juros estão lá em cima, isso atrapalha. Além dessa reação gradual positiva da economia, do setor de turismo, do setor de serviços nos últimos anos, a gente vai ter que continuar melhorando as condições de consumo de serviços turístico sem 2020. Isto passa por crédito mais barato e preservar a inflação em torno de 4%, não mais do que isto””, concluiu.
Dados da Fecomércio-Ba apontam maior interesse dos baianos por viagens domésticas, consolidando o estado como um forte destino turístico. Grande gerador de emprego e renda, o setor se beneficia na Bahia com a oferta de voos extras da Gol, neste ano 10% maior em relação ao Carnaval de 2019, enquanto que a Latam ampliou em 36% a oferta de assentos em voos na Bahia. O Carnaval deve movimentar 2,2 bilhões de reais em 2020.
O presidente da Fecomércio-Ba, Carlos de Souza Andrade, foi quem recepcionou os jornalistas e convidados do evento na Casa do Comércio, encerrado com um almoço.