Faça um tour virtual sem sair de casa e conheça atrações turísticas

Janaina Brito

Há alguns anos atrás, conhecer o mundo sem sair de casa parecia algo impossível, mas com o auxilio da tecnologia, isso felizmente já é uma realidade. Tour online, experiências em VR (Realidade Virtual Aumentada) e outras ferramentas da internet permitem que o usuário viva um experiência no destino, sem ter que estar no destino.

Diversos destinos apostam nos tours virtuais para divulgar seus atrativos; Ferramenta é uma ótima opção durante pandemia

Diversos destinos apostam nos tours virtuais para divulgar seus atrativos; Ferramenta é uma ótima opção durante pandemia

 

Com o cenário atual da pandemia do Covid-19 que assombra a indústria de Turismo, cancelando viagens, isolando países e suspendendo voos, essa tecnologia pode ser uma excelente opção pra que os destinos promovam seus atrativos e para que os viajantes possam ter o gostinho de conhecer um novo lugar nesse momento em que não se pode ir pra lugar nenhum.

O M&E separou uma lista com alguns destes tours virtuais, incluindo parques de Orlando, Maravilhas do Mundo Moderno, fenômenos naturais e pontos turísticos icônicos de todo o mundo. Confira abaixo alguns dos destinos:

MUSEU DO LOUVRE

Museu do Louvre - Paris, França

Museu do Louvre – Paris, França

O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, sendo um dos principais pontos turísticos da França e do mundo. Em 2017, o Louvre foi o museu de arte mais visitado do planeta, recebendo 8,1 milhões de visitantes. Aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados. O site do museu disponibiliza um tour online pelas dependências do local. É uma ótima opção pra unir o Turismo e a arte em um só passeio.

PALÁCIO DE BUCKINGHAM

Palácio de Buckingham - Londes, Inglaterra

Palácio de Buckingham – Londes, Inglaterra

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da rainha Elizabeth II e da família real britânica. Por ser o lar da família real, só são permitidas as visitas ao interior do palácio durante alguns momentos do ano, entre os meses de julho e outubro. Porém, o palácio abriu suas portas para o Google, e agora é possível conhecer o local em qualquer época do ano, através de um vídeo de quase 10 minutos com um tour em 360º pelo palácio. O vídeo mostra sete de 19 quartos utilizados hoje. É possível conhecer alguns cômodos importantes da residência, como a Grande Entrada (ou Marble Hall), a Sala do Trono, o piano de ouro adquirido pela rainha Victoria – além da porta secreta pela qual a rainha pode acessar seus aposentos.

ORLANDO

Magic Kingdom Park, Walt Disney World Resort - Orlando, Flórida (USA)

Magic Kingdom Park, Walt Disney World Resort – Orlando, Flórida (USA)

Ficar de frente pro famoso castelo da Cinderella no Magic Kingdom? É possível. A Visit Orlando também já disponibiliza, em seu site, o Orlando Virtual Tour, que engloba toda a cidade, sendo possível visitar diversas áreas específicas de um dos destinos mais famosos do mundo, incluindo o Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, SeaWorld Orlando e Legoland Florida Resort.

AURORAL BOREAL

Fenômeno pode ser observado nos céus noturnos nas regiões polares

Fenômeno pode ser observado nos céus noturnos nas regiões polares

Um dos fenômenos da natureza mais cobiçados pelos viajantes, a Aurora Boreal não é um momento fácil e certeiro de ser capturado. Muitas pessoas podem planejar uma viagem por meses e ainda assim, não conseguir presenciar o espetáculo de luzes naturais. Mas o site Explore.org, em parceria com a Polar Bears International, está transmitindo ao vivo, diretamente de Churchill, província de Manitoba, no Canadá, as famosas Auroras Boreais.

De acordo com a plataforma, o fenômeno acontece durante todo o ano na região, mas é mais fácil de ser presenciado no final do inverno e início da primavera do hemisfério norte, fazendo de março um ótimo mês para vivenciar o momento. Os melhores horários para assistir a transmissão são das 23h às 5 da manhã (horário do Brasil). No entanto, o site também destaca alguns dos melhores momentos registrados ao longo do dia, que podem ser vistos a qualquer momento.

GRANDE MURALHA DA CHINA

A Grande Muralha da China - Huairou District, China

A Grande Muralha da China – Huairou District, China

Patrimônio Mundial da Unesco, a Grande Muralha da China é a maior estrutura militar de defesa do mundo e um dos principais pontos turísticos da Ásia. A história acredita que as muralhas tenham começado a serem construídas ainda no século VII a.C e em 2012, foi anunciado que a Muralha da China mede 21196 quilômetros na totalidade e aproximadamente 7 metros de altura.

O local é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano. Porém, no momento o atrativo se encontra fechado devido a forte crise do Coronavírus no país. É possível no entanto “caminhar” digitalmente pelas ruínas da muralha.

CRISTO REDENTOR

Cristo Redentor, Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro, Brasil

Cristo Redentor, Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro, Brasil

Localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, a estátua Art Déco concebida pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construída em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro Albert Caquot, o Cristo Redentor é um dos cartões postais mais conhecidos do mundo.

Com uma vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, em 2007, o monumento foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Já no ano de 2012, foi  incluída na lista de Patrimônios da Humanidade pela Unesco. A estátua de 30 metros de altura recebe aproximadamente 2,6 milhões de turistas por ano.

Alguns sites como Airpano também trazem tours por diversos cenários e destinos do mundo inteiro para explorar. No Brasil, é possível conhecer as Cataratas e o Rio de Janeiro.

  • Fonte: mercado&eventos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *