Janaina Brito
Há alguns anos atrás, conhecer o mundo sem sair de casa parecia algo impossível, mas com o auxilio da tecnologia, isso felizmente já é uma realidade. Tour online, experiências em VR (Realidade Virtual Aumentada) e outras ferramentas da internet permitem que o usuário viva um experiência no destino, sem ter que estar no destino.
Com o cenário atual da pandemia do Covid-19 que assombra a indústria de Turismo, cancelando viagens, isolando países e suspendendo voos, essa tecnologia pode ser uma excelente opção pra que os destinos promovam seus atrativos e para que os viajantes possam ter o gostinho de conhecer um novo lugar nesse momento em que não se pode ir pra lugar nenhum.
O M&E separou uma lista com alguns destes tours virtuais, incluindo parques de Orlando, Maravilhas do Mundo Moderno, fenômenos naturais e pontos turísticos icônicos de todo o mundo. Confira abaixo alguns dos destinos:
MUSEU DO LOUVRE
O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, sendo um dos principais pontos turísticos da França e do mundo. Em 2017, o Louvre foi o museu de arte mais visitado do planeta, recebendo 8,1 milhões de visitantes. Aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados. O site do museu disponibiliza um tour online pelas dependências do local. É uma ótima opção pra unir o Turismo e a arte em um só passeio.
O Palácio de Buckingham é a residência oficial da rainha Elizabeth II e da família real britânica. Por ser o lar da família real, só são permitidas as visitas ao interior do palácio durante alguns momentos do ano, entre os meses de julho e outubro. Porém, o palácio abriu suas portas para o Google, e agora é possível conhecer o local em qualquer época do ano, através de um vídeo de quase 10 minutos com um tour em 360º pelo palácio. O vídeo mostra sete de 19 quartos utilizados hoje. É possível conhecer alguns cômodos importantes da residência, como a Grande Entrada (ou Marble Hall), a Sala do Trono, o piano de ouro adquirido pela rainha Victoria – além da porta secreta pela qual a rainha pode acessar seus aposentos.
Ficar de frente pro famoso castelo da Cinderella no Magic Kingdom? É possível. A Visit Orlando também já disponibiliza, em seu site, o Orlando Virtual Tour, que engloba toda a cidade, sendo possível visitar diversas áreas específicas de um dos destinos mais famosos do mundo, incluindo o Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, SeaWorld Orlando e Legoland Florida Resort.
Um dos fenômenos da natureza mais cobiçados pelos viajantes, a Aurora Boreal não é um momento fácil e certeiro de ser capturado. Muitas pessoas podem planejar uma viagem por meses e ainda assim, não conseguir presenciar o espetáculo de luzes naturais. Mas o site Explore.org, em parceria com a Polar Bears International, está transmitindo ao vivo, diretamente de Churchill, província de Manitoba, no Canadá, as famosas Auroras Boreais.
De acordo com a plataforma, o fenômeno acontece durante todo o ano na região, mas é mais fácil de ser presenciado no final do inverno e início da primavera do hemisfério norte, fazendo de março um ótimo mês para vivenciar o momento. Os melhores horários para assistir a transmissão são das 23h às 5 da manhã (horário do Brasil). No entanto, o site também destaca alguns dos melhores momentos registrados ao longo do dia, que podem ser vistos a qualquer momento.
Patrimônio Mundial da Unesco, a Grande Muralha da China é a maior estrutura militar de defesa do mundo e um dos principais pontos turísticos da Ásia. A história acredita que as muralhas tenham começado a serem construídas ainda no século VII a.C e em 2012, foi anunciado que a Muralha da China mede 21196 quilômetros na totalidade e aproximadamente 7 metros de altura.
O local é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano. Porém, no momento o atrativo se encontra fechado devido a forte crise do Coronavírus no país. É possível no entanto “caminhar” digitalmente pelas ruínas da muralha.
Localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, a estátua Art Déco concebida pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construída em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro Albert Caquot, o Cristo Redentor é um dos cartões postais mais conhecidos do mundo.
Com uma vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, em 2007, o monumento foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Já no ano de 2012, foi incluída na lista de Patrimônios da Humanidade pela Unesco. A estátua de 30 metros de altura recebe aproximadamente 2,6 milhões de turistas por ano.
Alguns sites como Airpano também trazem tours por diversos cenários e destinos do mundo inteiro para explorar. No Brasil, é possível conhecer as Cataratas e o Rio de Janeiro.
- Fonte: mercado&eventos