Devido ao agravamento da situação da pandemia de Covid 19 ao redor do mundo, desde o dia 22 de março de 2020 uma série de voos partindo da África do Sul com destino ao Brasil foi cancelado pelas companhias aéreas que operavam este trecho, afetando uma série de brasileiros que se encontram ainda no local esperando por suporte para retorno.
“Moro em São Paulo, eu vim a trabalho, estava abrindo uma empresa de turismo e de viagem. Estava previsto voltar para o Brasil e acabei antecipando a volta por esta questão atual. Mas tem gente de todos os estados do Brasil aqui no aeroporto. tem gente do sul, do nordeste, do Rio de Janeiro, tem gente em situação de risco”, disse Bárbara ao DIÁRIO.
Segundo Bárbara, o principal problema decorre da série de cancelamentos de voos da companhia aérea Latam Airlines que suspendeu todos os voos previstos no período entre 22 a 29 de março deixando mais de duzentos brasileiros ilhados no país. “Inicialmente a Companhia providenciou acomodação para parte dos passageiros que estavam nos voos dos dias 22 e 23 de março. No entanto, no último dia 23 o presidente da África do Sul decretou lock down a partir de 26/03 e na data de ontem, (dia 25/03), o Ministério dos Transportes da África do Sul decretou proibição total de qualquer deslocamento a partir da data de inicio do Lock down”, relata.
Em contato com a LATAM, a empresa informa que todos os voos internacionais para Johanesburgo estão suspensos temporariamente. A brasileira relata que o escritório da Companhia no aeroporto de Johanesburgo também encontra-se fechado para público.
“Além disso, os canais de atendimento por telefone tem espera de mais de 40min até que a ligação caia. Em paralelo, mesmo em estado de caos total, e sem nem nenhum tipo de suporte aos brasileiros, a companhia segue vendendo tickets de Johanesburgo para Guarulhos via online por valores exorbitantes”, denuncia.
Desde o inicio dos cancelamentos o grupo de Brasileiros em situação de imobilidade da África do Sul, tem se mantido em contato com a Embaixada do Brasil em território Africano, que tem se mostrado solicita e está tentando negociar com a Latam uma solução para a retirada imediata dos brasileiros no país.
Ela relata em áudio que com o fechamento do escritório e a falta de retorno da Latam Airlines, mais e mais brasileiros vindos de outras cidades estão chegando a Johanesburgo, sem nenhum suporte, sem acomodação, sem reagendamento e sem informações. A partir de amanhã (27), a circulação será proibida, o que agrava ainda mais a situação e as tentativas de solução e retorno ao Brasil. Todos os consumidores pagaram por seus tickets, há pessoas em situação de risco e prioridade e mesmo assim a Latam Airlines se mantem ausente, tentando isentar-se que qualquer responsabilidade e sem o mínimo suporte aos mais de 200 consumidores e cidadãos brasileiros que não podem retornar aos seus lares e familiares. Precisamos de uma solução urgente”, desabafa.
*Fonte: Diário do Turismo