Organização Mundial do Turismo prevê cerca de 30% a menos de turistas internacionais

Por Artur Luiz Andrade

A OMT atualizou seu último estudo sobre o possível impacto da crise do novo coronavírus no Turismo mundial: as chegadas de turistas internacionais devem cair entre 20% e 30% em 2020, na comparação com 2019 (quando totalizaram 1,5 bilhão no mundo). A OMT destaca que trata-se de uma crise sem precedentes e por isso a previsão deve ser vista com cautela, já que o cenário global ainda guarda incertezas.

?Um declínio entre 20% e 30% na chegada de turistas internacionais significaria perdas entre US$ 300 bilhões e US$ 450 bilhões em receitas geradas pelas viagens entre países, quase um terço do gerado em 2019 (US$ 1,5 trilhão). Levando em consideração como a indústria se comportou no passado, isso representa entre cinco e sete anos de crescimento anual perdido por causa da covid-19.

Ainda segundo a OMT, em 2009, na crise financeira global, as chegadas internacionais de turistas caíram 4% e durante a epidemia da Sars, em 2003, esse declínio foi de apenas 0,4%.

O secretário geral da Organização Mundial do Turism, Zurab Pololikashvili (foto), disse que o Turismo está entre os setores mais duramente atingidos por essa crise. “No entanto, o Turismo também está unido para ajudar nessa imensa crise de saúde, ao mesmo tempo em que trabalha para mitigar o impacto da crise, especialmente em empregos, e para apoiar os esforços de recuperação”.

Ainda segundo Pololikashvili, “apesar de ainda ser cedo para termos o tamanho do impacto da covid-19 no Turismo, está claro que milhões de empregos estão em risco”. “Cerca de 80% de todos os negócios no Turismo são de empresas pequenas e médias, e o setor tem liderado o caminho para oferecer oportunidades de trabalho para mulheres, jovens e comunidades rurais”.

A OMT também destaca a incrível resiliência histórica da indústria, a importância da cooperação internacional e a certeza que o Turismo será central como parte dos esforços de retomada.

*Fonte: Panrotas; Fotos: Carol Garcia e divulgação

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