Tekoá apoia aldeia Krahô em campanha de proteção contra o Coronavírus

Localizada na Reserva Indígena Krahô, a 8 km da cidade de Itacajá, no Estado do Tocantins, a Aldeia Manoel Alves é parceira da Tekoá Brasil no desenvolvimento do etnoturismo. A cada visitação, turistas participam de festas e rituais tradicionais e conhecem um pouco da rotina e realidade social deste povo. Mas o avanço do novo Coronavírus pelo Brasil levou ao fechamento das aldeias aos não indígenas, impactando diretamente uma das fontes de renda desta comunidade.

Visando levantar fundos para aquisição de alimentos, combustível e remédios, a Associação Hotxwa Cia Hiken, da Aldeia Manoel Alves, acaba de lançar vídeo nas redes sociais para pedir apoio dos “kupen” (não indígenas), com o objetivo de proteger a aldeia diante da ameaça do novo Coronavírus.

Segundo o cacique  Roberto Catxet (foto), todo o valor arrecadado terá este objetivo específico. “Foi tudo discutido e debatido com todas as lideranças”, explica ele, lembrando que também poderá haver necessidade de transporte para hospitais. “Também queremos ser exemplo para as outras aldeias e mostrar o cheiro natural da nossa Mãe Terra”, completa o cacique, informando que o vídeo foi produzido por Xwarêt Ulisses, assessor da associação.

Para evitar a propagação do vírus – que poderia ter resultado catastrófico, devido ao estilo de vida da população indígena -, guerreiros Krahô estão fazendo barreira na entrada de suas terras, protegendo 28 aldeias com cerca de 3.500 moradores. O controle do acesso também impede a entrada de bebidas alcoólicas, de tentativas de prostituição de jovens, de roubo de madeira e outros ilícitos. Vale lembrar que a terra Krahô representa a maior área contínua de cerrado preservada do Brasil.

“Em função da nossa responsabilidade com a proteção das aldeias Krahô estamos engajados nessa campanha, colaborando para disseminar o vídeo e pedindo o apoio de todos”, reitera Marcos Luz, diretor da Tekoá Brasil, empresa especializada em turismo sustentável que mantém parceria com a Aldeia Manoel Alves.

Marcos reitera que uma das fontes financeiras da aldeia, o etnoturismo, está suspensa para evitar a disseminação do vírus entre os indígenas. Visitação a Aldeia Manoel Alves agendada para o mês de abril foi cancelada, por medida de segurança, enquanto as demais aguardam passagem do período crítico de disseminação do vírus para nova avaliação.

As doações podem ser feitas para: 

Banco Bradesco: agência 1725-6

Conta corrente: 0086375-0

Associação Hotxwa Cia Hiken

CNPJ: 16.849.941/0001-34

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *