Nesta sexta-feira (08.05), Dia Nacional do Turismo, nada melhor do que reverenciar atividades ligadas ao mercado de viagens e que, em meio à pandemia do novo coronavírus, unem forças para superar impactos e, ao mesmo tempo, preparar a retomada. Em todo o Brasil, além do governo federal, estados, municípios e entidades privadas buscam alternativas que não só garantam a sobrevivência de negócios e empregos, mas também estimulem a procura pelos variados atrativos do país no futuro.
Enquanto as restrições geradas pela pandemia adiam planos de viagem no Brasil, iniciativas inovadoras buscam manter viva a vontade de botar o pé na estrada. No Norte do país, o fotógrafo e colunista soteropolitano Gildo Júnior, que há 21 anos vive em Boa Vista (RR), decidiu montar uma série de lives com o tema “Viajantes em Casa”. O projeto, iniciado no final de abril e que segue até 22 de maio, busca fortalecer o turismo local, envolvendo diversas personalidades do setor.
“A ideia é convidar os viajantes a produzirem conteúdos relacionados ao turismo. Todos os dias, abordamos temas diferentes do setor, falamos sobre o que fazer neste período de isolamento social e como se planejar para as próximas viagens após a pandemia”, explica Gildo, um dos autores do blog “Bora de Trip”. As transmissões online acontecem de segunda-feira a sábado, a partir das 18h57 (horário de Brasília), por meio do perfil @gildo_junior no Instagram.
Proximidade digital com potenciais turistas também é palavra de ordem no mercado. Pensando nisso, a operadora E-HTL organizou bate-papos virtuais que reúnem representantes de cidades para divulgar atrações. “Precisamos unir esforços para continuar promovendo a cadeia do turismo. Encontramos uma opção que nos aproxima de todos os nossos parceiros e que será uma grande oportunidade de ajudar o setor”, comenta Flávio Louro, presidente da E-HTL. As lives ocorrem até 9 de junho, pelo Instagram @ehtloficial.
CAMPANHAS
Vários estados do país incentivam turistas a postergar o sonho de botar o pé na estrada pelos destinos nacionais. Eles utilizam perfis em redes sociais para enaltecer atrativos, conquistar interesse e recomendar viagens após a pandemia. A tentativa de convencer o visitante a adiar planos conta ainda com ações tipo desenvolvidas por entidades como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que seguem a mesma linha. O MTur criou um espaço no seu portal para divulgar vídeos promocionais que apostam em mensagens como “nos vemos em breve”, “estaremos esperando por vocês” e “a pandemia vai passar; o turismo, não”. Veja os vídeos AQUI.
*Com informações da repórter Kiara Mila Goulart, da Agência de Notícias do Turismo