De acordo com um estudo, muitas empresas vêm preservando pela saúde mental de seu funcionário, com vídeos motivacionais e seguro médico
Comitê Mundial de Ética em Turismo, subsidiária da Organização Mundial de Turismo, analisou as medidas adotadas pelas empresas e associações comerciais para mitigar o impacto da pandemia. Estudando as ações do Compromisso do Setor Privado com o Código Global de Ética para o Turismo (GCET) em 25 países, a pesquisa revelou que os empregadores de todo o setor estão intensificando seu apoio aos trabalhadores e às comunidades.
Pascal Lamy, presidente do comitê, entrou em contato com os signatários da GCET para conhecer as ações de mitigação promovidas por empresas de turismo e associações comerciais. “É evidente que o envolvimento do setor vai além das ações simbólicas de RSE. Os signatários da GCET, embora tenham sido terrivelmente afetados pela crise, como seus colegas do setor de turismo, mostraram que realmente se preocupam com as sociedades em que operam enquanto tentam manter seus negócios em movimento”, completa.
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), saudou a iniciativa do setor de turismo e, ao mesmo tempo, exortou os governos a trabalharem com empregadores particulares para garantir empregos e meios de subsistência. “Os governos não devem abolir os recursos já alocados ao turismo em seus orçamentos para 2020. As administrações de turismo também precisam comunicar ao público em geral o que o setor está fazendo pela sociedade nesses tempos difíceis”, afirma.
A pesquisa constatou que muitas empresas estão fornecendo ajuda psicológica 24 horas por dia para seus funcionários, além de manter seguro médico e facilitar plataformas com vídeos motivacionais, atualizações médicas e treinamento. Muitos também estão oferecendo hospedagem e alimentação gratuitas para funcionários internacionais ociosos e suas famílias.
Doações monetárias foram concedidas a conselhos municipais, famílias carentes e comunidades rurais, e alimentos e suprimentos foram enviados a trabalhadores da linha de frente e grupos vulneráveis. Algumas câmaras de empresas estão trabalhando com entidades públicas, imobiliárias, financeiras e jurídicas para fornecer às PMEs financiamento e identificar fiadores para aqueles que não podem receber um empréstimo. As associações se envolveram em comitês locais de pandemia para sinalizar as questões mais prementes e articular melhor seu apoio.
Os hotéis doaram milhares de noites de presentes à equipe médica durante as férias e permaneceram abertos para eles e para os pacientes da covid-19 sempre que necessário. Os guias ofereceram visitas virtuais para contribuições voluntárias doadas a hospitais e as empresas de transporte ofereceram seus canais para levar equipamentos de emergência críticos para salvar vidas. Também foram criadas plataformas de voluntariado para criar empréstimos para jovens. Grupos de solidariedade virtual reuniram centenas de agentes de viagens com vários empregos para trocar mercadorias e apoiar seus meios de subsistência.
*Fonte: Redação do Brasilturis Jornal