O aumento no movimento de visitantes na Serra Catarinense, motivado pela queda na temperatura, mobiliza equipes do Governo do Estado e Prefeituras. No último fim de semana, uma força-tarefa teve início para orientar as pessoas que realizam visitas em alguns atrativos turísticos, no intuito da certificação de que as medidas de isolamento social no combate ao coronavírus sejam respeitadas.
A operação, que conta com a articulação da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e atuação da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar e também em conjunto com diferentes prefeituras da Serra, seguirá em vigor ao longo dos próximos meses.
Mais especificamente no município de Bom Jardim da Serra, a ação contou com uma barreira no acesso ao mirante da Serra do Rio do Rastro. Para o presidente da Santur, Leandro “Mané Ferrari”, essa força-tarefa é essencial para que as regras definidas pelo Governo do Estado sejam respeitadas e, ao mesmo tempo, as pessoas tenham segurança.
– Essa ação, com articulação da Santur, juntamente com outros órgãos do Estado e também municípios, se faz necessária pelo crescimento que tivemos na procura por esses locais turísticos. A Santur está atenta ao que está acontecendo na Serra catarinense e em demais regiões turísticas do Estado. Precisamos passar todas as recomendações que estão determinadas em decreto de isolamento social – disse o presidente da Santur, Mané Ferrari.
Na avaliação da secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Maria Lúcia Vieira Machado, a ação teve resultado positivo nos primeiros dias de execução. A sensibilização sobre as normas sanitárias de combate à Covid-19 também foi realizada junto aos estabelecimentos, como restaurantes, lanchonetes e meios de hospedagem.
– Queremos dar continuidade na parceria com o Governo do Estado para poder continuar com a atividade turística de maneira segura, oferecendo postos de trabalho, já que neste momento, com a colheita da maçã finalizada, os segmentos turísticos são os que fomentam a economia do município – acrescentou a secretaria de Bom Jardim da Serra.
A força-tarefa, que seguirá nos próximos meses ao longo do inverno, faz parte da ‘Operação de Inverno’ da Polícia Militar.
Vale ressaltar que, embora movimentação de pessoas não esteja proibida, quem decidir circular deve estar consciente de que a pandemia ainda não está controlada e as medidas, estipuladas pelo Governo de Santa Catarina, servem para conter o aumento do contágio. Além disso, seguem valendo os Decretos Estaduais que recomendam evitar aglomerações, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool gel 70% ou outro produto de efeito similar, entre outros cuidados.