Brasil e o mundo já estão abrindo suas atrações para a temporada turística

Por Giovanna Simonetti

Destinos brasileiros como Foz do Iguaçu e Gramado e diversos países da Europa retomam turismo aos poucos e com restrições.

O Parque Nacional de Iguaçu está previsto para reabrir em 10 de junho (Christhian Gruhn/Unsplash/Reprodução)

 

O mundo do turismo está lentamente retornando às suas atividades em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Mesmo que ainda não tenhamos atingido o pico da pandemia de coronavírus no país, algumas cidades já estão autorizando a reabertura de hotéis, restaurantes e atrações turísticas – com as devidas precauções sanitárias, claro.

Os primeiros destinos a tomar essa atitude foram na Serra Gaúcha, fortemente dependentes do turismo. Em GRamado, hotéis, museus e parques turísticos foram reabertos desde o dia 6 de maio, assim como algumas atrações de Canela, cidade vizinha. Pontos turísticos como o Parque do Caracol, Alpen Park, Mini Mundo e GramadoZoo já estão operando – com até 50% da sua capacidade e horário de funcionamento reduzidos. Outras atrações, como o Snowland e Aldeia do Papai Noel, estão previstas para reabrir no dia 5 de junho. O uso de máscara é obrigatório, tanto por visitantes quanto por funcionários.

Outra destino popular entre os viajantes também anunciou recentemente o seu plano de retomada do turismo: Foz do Iguaçu. Desde o dia 11 de maio, um decreto da prefeitura autorizou a abertura de hotéis, bares e restaurantes, depois de 50 dias sem atividades. No setor hoteleiro, porém, só voltaram a operar hotéis com público corporativo, em viagens a trabalho – hotéis de lazer e resorts só serão permitidos a partir de 10 de junho – e com capacidade limitada.

O 10 de junho também é a data que várias atrações da cidade estão previstas para reabrir, entre elas o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as famosas Cataratas, a usina Itaipu, o Marco das 3 Fronteiras (apenas do lado brasileiro) e o Parque das Aves. Tais pontos turísticos funcionarão com 30% de capacidade e o uso de máscara é obrigatório, assim como em bares e restaurantes. Distanciamento de dois metros, limpeza constante e disponibilização de álcool em gel são algumas das medidas sanitárias adotadas.

E no exterior?

Vários países, principalmente da Europa, começaram a afrouxar suas medidas de confinamento e reabrir atrações diante da queda do número de casos de coronavírus. O desconfinamento é feito em fases e, primeiro, muitos governos estão retirando as restrições de viagem dentro do país antes das internacionais,como é o caso da Espanha.

Uma alternativa para o turismo internacional é a formação de “bolhas de viagem”, em que a circulação de turistas é feita dentro de um número restrito de países. Lituânia, Letônia e Estônia, por exemplo, já estabeleceram a sua bolha,  e seus cidadãos já podem se deslocar entre os três países.  *Fonte: Viagem & Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *