Dia Mundial do Meio Ambiente: Parque contribui para equilíbrio ecológico no litoral da Bahia

Por Yordan Bosco

Mata de São João, situado no litoral norte da Bahia, tem muito para comemorar no Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado nesta sexta-feira (5). O município tem tradicionalmente uma vocação ambiental, por possuir muitas riquezas naturais e uma atividade turística pulsante, voltada prioritariamente para a valorização e preservação da fauna e da flora.

Entre as diversas ações e serviços de gestão ambiental, o Mata de São João criou, em 2008, através da Lei 367/2008, o Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, conhecido como Parque Klaus Peters (foto). O Município tem também uma rigorosa e eficiente política de monitoramento, fiscalização e análise ambiental, que são responsáveis por promover um desenvolvimento sustentável na região.

A Unidade de Conservação, que tem 244 hectares (equivalente a 254 campos de futebol), desempenha um papel fundamental no equilíbrio ecológico da região. Não apenas pelos serviços ecossistêmicos gratuitos, prestados à sociedade pela própria natureza, mais também pelo acolhimento de estudantes de todos os níveis de ensino e pesquisadores de todo o Brasil. O parque é também um precioso espaço público de laser e de contemplação da natureza e um importante corredor ecológico.

De acordo com o biólogo, coordenador de Unidades de Conservação da Prefeitura de Mata de São João e Gestor do Parque Klaus Peters, Fábio Lima, ao longo desses anos, mais de 5 mil estudantes foram contemplados, através do programa de vistas guiadas. O biólogo conta ainda que 158 animais foram relocados e que mais de 10 linhas de pesquisas sobre a Unidade de Conservação estão em andamento, executadas por graduandos,  mestrandos e doutorandos.

“Paralelo a essas atividades, o Parque vem realizando o monitoramento de fauna com a utilização de câmeras Trap, para realizar os registros. As etapas para criação do museu sensorial para atender as pessoas com mobilidade reduzida continuam a avançar e os passeios realizados por operadoras de turismo parceiras seguem atraindo cada vez mais pessoas para próximo da natureza”, acrescenta Lima.

 

Gestão ambiental

A gestão do Prefeito de Mata de São João Marcelo Oliveira vem desempenhando um papel fundamental no planejamento da preservação e da conservação da natureza, a longo prazo. Fábio Lima afirma que o município segue em passos largos para criação de outra Unidade de Conservação e a incorporação de novas áreas ao Parque Klaus Peters.

Dados do programa “Aqui tem Mata?”, da Fundação SOS Mata Atlântica, apontam que o Mata de São João possui 12.192 hectares de Mata Atlântica, o que representa 19,25% de mata original no Município. Os dados ainda mostram uma queda acentuada no desmatamento de 2014 até 2018, último ano de divulgação de informações pelo site.

Em 2018, o Parque Klaus Peters recebeu o titulo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – UNESCO pelos trabalhos desenvolvidos. É com esse balaço positivo ao longo dos anos que comemoramos o dia mundial do meio ambiente. *Fotos: Fábio Lima

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *