Plano de Impulso ao Turismo é o nome da estratégia que o governo espanhol apresentou esta semana para reativar o turismo no país.
Ao todo, está previsto um apoio de 4.262 milhões de euros adicionais que vai ser articulado em cinco pilares: assegurar a confiança de Espanha como destino turístico, apoio empresarial, melhoria da competitividade do setor através de um modelo baseado na digitalização e na sustentabilidade, inteligência turística e a promoção.
O presidente do governo espanhol Pedro Sánchez recordou a necessidade de implementar medidas sanitárias que permitam oferecer confiança ao turista e anunciou novas medidas de apoio ao crédito às empresas turísticas ou outras medidas atrativas para o destino como incentivos comerciais em forma de dedução das tarifas de aeroporto.No que diz respeito ao terceiro pilar, melhorar a competitividade do setor, Sánchez anunciou que serão alocados 850 milhões de euros “para promover um modelo baseado em sustentabilidade e digitalização que veio para ficar” e que serão as ferramentas que permitirão melhorar essa competitividade do setor “no século XXI”, diz a imprensa espanhola.
Para o quarto dos pilares de ação – a Inteligência Turística -, vai ser criado um novo Observatório de Inteligência Turística, que Pedro Sánchez destacou que esta crise confirmou a necessidade de mais indicadores e dados em tempo real “para prever os diferentes cenários e, consequentemente, as políticas públicas a serem adotadas”.
Quanto ao último ponto, a promoção, o responsável prometeu que todas as ferramentas de marketing serão usadas “para posicionar nosso país como um destino turístico seguro e sustentável”, tanto para o turismo nacional quanto internacional. *Fonte: Publituris/PT.