Os turistas internacionais a nível mundial entre Janeiro e Abril foram menos 180 milhões que no ano passado, o que resultou numa quebra de receitas turísticas de cerca de 195 mil milhões de dólares (174,4 mil milhões de euros), anunciou hoje a Organização Mundial de Turismo (OMT).
A Ásia e Pacífico foi a primeira região a ser atingida pela pandemia de covid-19 e a que teve a maior quebra no movimento de turistas internacionais nos primeiros quatro meses do ano, com menos 51% nesse período.
A Europa teve a segunda maior quebra (-44%), seguindo-se o Médio Oriente (-40%), Américas (-36%) e África (-35%), anunciou a OMT.
No mês de Abril, que poderia ter sido uma das épocas mais movimentadas do ano devido às férias da Páscoa, houve uma quebra de 97% no número global de turistas internacionais.
“A queda repentina e maciça no número de turistas ameaça empregos e economias”, afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, citado no comunicado.
“É vital, portanto, que o reinício do turismo seja priorizado e gerido com responsabilidade, protegendo os mais vulneráveis, com a saúde e segurança como a principais preocupações do sector”, salientou o secretário-geral da OMT.
Até que o reinício do turismo aconteça em todo o mundo, “a OMT pede novamente um forte apoio ao sector, para proteger empregos e empresas”, concluiu Zurab Pololikashvili, elogiando “as medidas adotadas pela União Europeia e por países individuais, incluindo França e Espanha, para apoiar economicamente o turismo e construir as bases para a recuperação”.
No início de Maio, a OMT estabeleceu três cenários possíveis para o sector do turismo em 2020, apontando para reduções no número global de turistas internacionais entre 58% e 78%, dependendo de quando as restrições às viagens forem levantadas.
A OMT identificou desde meados de Maio um aumento no número de destinos a anunciar medidas para reiniciar o turismo, incluindo a introdução de medidas e políticas melhoradas de segurança e higiene, projetadas para promover o turismo doméstico.
As previsões da OMT apontam para uma quebra entre 800 milhões e 1,1 mil milhões turistas internacionais a nível global em 2020.
As receitas de exportações de turismo deverão cair entre 910 mil milhões de dólares e 1,2 biliões de dólares.
A OMT indica ainda que estão em risco entre 100 e 120 milhões de postos de trabalho no turismo.
*Fonte: PressTUR/PT; Foto: turistas em Salvador (BA) durante o Carnaval; Crédito: Romildo de Jesus