Contratos de cessão de uso gratuito ao Governo do Estado de áreas onde estão cinco equipamentos náuticos envolvidos no programa de requalificação do Prodetur Nacional Bahia foram assinados entre a Superintendência do Patrimônio da União – SPU e a Secretaria de Turismo da Bahia – Setur.. Pertencentes à União, elas estão situadas nas localidades de Salinas da Margarida, Candeias, Ilha de Maré, Cachoeira e Bom Jesus dos Passos.
Os documentos foram assinados na sede da secretaria, na última quinta-feira, 18, pelo representante do órgão cedente, o superintendente da SPU na Bahia, Maurício César Marques de Carvalho, e o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga, representando o Governo do Estado.
Os equipamentos fazem parte dos Lotes 1, 2 e 3 do Prodetur, programa implementado pela Setur, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para promover o desenvolvimento do turismo náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos – BTS. Ao todo, são três os lotes contemplados com obras de infraestrutura náutica, executadas por meio de uma rede de intervenções.
“A partir desta assinatura poderemos dar andamento às obras que irão dotar a Baía de Todos-os-Santos de novas estruturas para a prática do turismo náutico e cultural, promovendo geração de emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico de todo o seu entorno”, afirmou Benedito Braga.
São os seguintes os equipamentos cedidos a partir do contrato: a base náutica de Salinas da Margarida, o atracadouro do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, e os terminais turísticos de Cachoeira, Botelho, na Ilha de Maré, e Bom Jesus dos Passos.
Intervenções
A obra da base náutica de Salinas da Margarida está situada próxima à Praça Luís Eduardo Magalhães e inclui requalificação de quiosques, construção de centro de comércio e serviços, implantação de terminal turístico com novo píer e construção de oficinas para barcos, entre outras intervenções. Inclui ainda infraestrutura para a requalificação urbanística e paisagística do entorno.
No Museu Wanderley Pinho, em Candeias, as obras preveem a demolição da estrutura do atracadouro existente e a construção de uma nova estrutura, além da implantação de flutuante de atracação. Os novos equipamentos serão integrados às obras de restauro e urbanização do entorno do museu, também objeto de outro contrato em andamento pelo Prodetur.
Em Cachoeira está prevista a construção de um terminal turístico e de um novo píer com atracadouro, às margens do Rio Paraguaçu. O projeto inclui ainda a requalificação urbanística de praça adjacente e da rampa já existente.
Em Botelho será feita a reforma do terminal turístico, com requalificação urbanística e paisagística do entorno, implantação e requalificação de rampas e de escadas, recuperação da ponte fixa, rampa móvel e cais flutuante de atracação, entre outras intervenções.
Também na Ilha de Bom Jesus dos Passos está prevista a implantação de um novo terminal turístico, com novo píer de atracação flutuante e a reforma do píer já existente.
Outros equipamentos
Além destes cinco, as obras do Prodetur incluem outros equipamentos distribuídos em seus três lotes pelas diversas regiões da BTS. No Lote 1 estão também a base náutica Marina de Itaparica e o atracadouro e o restaurante do Solar do Unhão-MAM, além do terminal de Botelho e do atracadouro do Museu Wanderley Pinho.
O Lote 2 reúne, além da base náutica de Salinas da Margarida e do terminal de Cachoeira, o terminal turístico de Maragojipe. No Lote 3 as obras contemplam a base náutica de Cacha Pregos, o terminal turístico de Jaguaripe e o atracadouro de Mutá, além do terminal de Bom Jesus dos Passos.
O Prodetur inclui ainda a requalificação e ampliação da Marina da Penha e o restauro do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, com a urbanização de seu entorno.
Participaram também do ato da assinatura dos contratos de cessão o coordenador-geral do Prodetur, Jaime Salgado; o coordenador de Infraestrutura, Victor Leite; o assessor institucional José Borba, e o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, Márcio Franco, todos da Setur.