A festividade tradicional de Cusco, capital do Peru, conhecida como a Festa do Sol vai decorrer sem público a 24 de Junho, mas com transmissão online no Facebook, Instagram e YouTube.
A programação do evento vai ser semelhante à de outros anos, começando com a cerimônia do hasteamento da bandeira de Cusco, seguida da missa na Catedral de Cusco e da mensagem de esperança e reencontro para o ano de 2021 dos Incas ao Deus Sol. Às 18h decorre uma transmissão especial do Inti Raymi com experiência de realidade virtual.
O evento é organizado pela Municipalidade Provincial de Cusco e a Empresa Municipal de Festejos de Cusco (EMUFEC), e no site da empresa é possível encontrar os canais para as transmissões online (https://emufec.gob.pe/).
O presidente da EMUFEC José Santoyo afirmou, citado em comunicado, que “faremos uso das plataformas digitais e telecomunicações para chegar a todos os lugares. Essas festas serão marcadas pela capacidade de Cusco chegar ao mundo inteiro, através da interação e conexão”.
Originalmente o Inti Raymi, a Festa do Sol, celebrava-se no dia 21 de Junho, quando o Sol se põe sobre o Trópico de Câncer para a noite mais longa do ano e o começo o Inverno no Hemisfério Sul.
Segundo as cronicas de Garcilaso de la Vega, os habitantes de Cusco preparavam-se para a festa durante três dias, com uma dieta rigorosa à base de milho e ervas, e o evento, que tinha a duração de nove dias e para a qual eram trazidas múmias de nobres ancestrais, celebrava-se na atual Praça de Armas.
De acordo com o comunicado do Turismo do Peru, a última cerimônia data de 1535, quando a mesma foi suspensa pelos espanhóis. O Initi Raymi voltou a ser valorizado a partir de 1944, desta vez sem o povo Inca e com a data de 24 de Junho.
No passado Domingo, 21 de Junho, foram realizados dois tours virtuais, um pela coleção arqueológica de Machu Picchu recuperadas pela Universidade de Yale, e outro pela rota do Sol que liga o templo inca de Qoricancha à fortaleza Saqsaywaman, onde o Inti Raymi é encenado todos os anos, com a presença de mais de 700 atores e artistas. *Fonte: PressTUR/PT; Foto: divulgação.