Lisboa adota novas medidas restritivas em cinco conselhos da região metropolitana

 

A Área Metropolitana de Lisboa adota novas medidas já a partir da meia-noite desta terça-feira, dia 23 de junho.
O primeiro-ministro considerou, esta segunda-feira, que as novas medidas restritivas para a AML, abrangendo estabelecimentos e sancionamento de ajuntamentos, “substituem os efeitos de uma eventual cerca sanitária, sem os inconvenientes desta para a atividade econômica”.

Esta posição foi transmitida por António Costa em conferência de imprensa, em São Bento, após ter estado reunido ao longo de mais de quatro horas com presidentes de câmaras dos cinco concelhos do país mais afetados atualmente pela covid-19: Amadora, Sintra, Lisboa, Odivelas e Loures.

Perante os jornalistas, o líder do executivo rejeitou que haja “dois pesos e duas medidas no país” com a opção do Governo em não criar uma cerca sanitária nestes cinco concelhos da área metropolitana de Lisboa. “Não há dois pesos e duas medidas, há dois momentos distintos e há uma circunstância completamente diversa. O aumento de casos [de COVID-19] verifica-se sobretudo em 15 freguesias [de cinco concelhos] e em áreas residenciais de algumas dessas freguesias”, alegou o primeiro-ministro.

Por isso, segundo António Costa, “da combinação das medidas de reforço das decisões da autoridade sanitária, de confinamento domiciliário obrigatório e de encerramento de estabelecimentos a partir das 20h00, assim como com o sancionamento dos ajuntamentos [superiores a 10 pessoas], conseguir-se-á obter o efeito útil que poderia ser alcançado com uma cerca sanitária, mas sem todos os inconvenientes da cerca sanitária”.

“Nestas circunstâncias, não estamos a proibir de trabalhar quem está em condições de poder trabalhar, não proibimos a atividade comercial e controlam-se os riscos associados à difusão da pandemia de covid-19”, sustentou o primeiro-ministro. *Fonte: Publituris/PT; Foto: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *