Por Pedro Menezes
O plano de medidas de Cuba para a fase de recuperação pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já entrou em vigor em todo o país. Nessa terça-feira (23), a capital Havana e a cidade de Matanzas começaram a transição gradual para o que será o “novo normal”, mantendo ainda o isolamento físico e as medidas sanitárias aprimoradas. A retomada agora está condicionada à segurança oferecida em cada destino, com a implementação das práticas sanitárias aos seus processos e atividades.
Em Cuba, a segurança no setor de turismo faz parte do Plano Nacional de Segurança. Portanto, a reabertura dos serviços turísticos depende da eliminação dos riscos de manifestação da doença com as características e o alcance de uma epidemia. O país também levará em conta outros fatores associados ao comportamento e psicologia do viajante pós-Covid-19.
A reabertura está focada em levar confiança aos turistas, que passarão por uma mudança de hábitos e possíveis inseguranças com relação a viagens por longas distâncias no momento pós-pandemia. A reabertura será realizada em fases ligadas aos diferentes cenários nacionais e internacionais e aos regulamentos que são ditados em cada um deles.
O Ministério do Turismo de Cuba preparou seu Plano de Reativação dos Serviços Turísticos pós Covid-19, que inclui medidas para reduzir os riscos de contaminação. A proposta segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde Pública (MINSAP), prezando por questões como distância social, uso de meios de proteção, higiene aprimorada, entre outras iniciativas.
Garantir a segurança e a higiene dos moradores e visitantes como as únicas maneiras de recuperar e capturar a confiança de mercados novos e tradicionais é a grande missão desta retomada turística. Haverá também uma política de preços ajustada ao mercado e aos efeitos da pandemia em razão do poder de compra dos turistas e o cumprimento das indicações da Organização Mundial da Saúde, da Organização Mundial de Turismo e do Ministério da Saúde Pública.
Os atrativos turísticos, por sua vez, terão que receber os turistas com um maior nível de higiene e segurança sanitária, com destaque para o atendimento médico 24h ainda nas instalações e ferramentas eficazes de prevenção e controle. Certificações que garantem o conhecimento e boas práticas praticadas pelos funcionários de cada empreendimento serão um requisito obrigatório para a reabertura de serviços, bem como respostas rápidas e habilidades profissionais para tratar de alguém que apresente suspeita de contágio e conhecimento dos protocolos de prevenção e proteção contra a Covid-19. *Fonte: mercado&eventos