Aeroporto Internacional de Salvador reabriu espaços e retoma operações de voos

Por Yuri Abreu

Após três meses fechado devido a queda no número de vôos para a capital baiana – consequência da pandemia do novo coronavírus –, o Aeroporto Internacional de Salvador reabriu, aos passageiros, os espaços de embarque e check-in dos voos, realizados no primeiro e no segundo pisos do terminal. Até então, todas as operações estavam sendo ocorrendo apenas no andar térreo, que abriga a área de desembarque.

De acordo com Vinci Airports, empresa francesa que administra o equipamento, a reabertura dos pisos superiores é consequência da retomada gradual das viagens, que tiveram início ontem. A partir deste mês de julho, o aeroporto terá uma média de 20 voos diários de ligação direta com diversos destinos domésticos. O destaque fica por conta da companhia aérea Gol, que passará a operar 13 destinos a partir de Salvador.

Pela empresa, a conectividade para o Nordeste aumentou com a inclusão de rotas para as cidades de Fortaleza, João Pessoa, Natal e Recife. Dentro da Bahia, a capital terá uma ligação direta com a cidade de Vitória da Conquista. A Gol ainda passará a voar de Salvador para outras cidades de diferentes estados do país como Vitória/ES, Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília, além de São Paulo (Guarulhos e Congonhas).

Contudo, apesar do deslocamento das operações, a concessionária pontuou que o terminal de passageiros continuará aberto apenas parcialmente. Dessa forma, em um primeiro momento, o viajante irá se deparar com alguns espaços isolados. Além disso, apenas as farmácias e as máquinas de venda automática de produtos como bebidas e comidas estarão em funcionamento para atender à necessidade dos passageiros. Já os estabelecimentos comerciais serão abertos gradativamente.

SEGURANÇA

Para trazer mais segurança a funcionários e passageiros, evitando assim a disseminação da Covid-19, a administração do aeroporto de Salvador adotou algumas medidas para evitar o contágio: instalou barreiras acrílicas nos balcões de atendimento das companhias aéreas, bloqueou alguns assentos nas longarinas e aplicou marcações de distanciamento em filas, elevadores e escadas rolantes. Além disso, a Vinci Airports investiu em uma campanha de conscientização no terminal de passageiros, com dicas de higienização das mãos e uso de máscaras.

A concessionária ainda recomenda que os viajantes estejam atentos e atendam às distâncias de segurança e evitem aglomeração, especialmente nos momentos mais críticos como embarque, desembarque e restituição de bagagens. Assim como em outros ambientes públicos na Bahia, é obrigatório o uso de máscara nos terminais de passageiros e de cargas. Avisos sonoros e visuais reforçam a necessidade do uso do acessório e adoção de outras ações preventivas, como a higienização das mãos – dispensadores de álcool em gel estão disponíveis nos banheiros e outros pontos do terminal de passageiros. *Fonte: Tribuna da Bahia; Foto: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *