Por Pedro Menezes
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou a retomada gradual de visitação dos parques estaduais na capital, que se encontra na fase amarela do Plano São Paulo, a partir desta segunda-feira (13). Nove dos 16 parques estaduais estarão abertos com restrições de portões e de horário de funcionamento e regras específicas. Além dos parques, academias, agências de pesquisa e estúdios de tatuagem também voltam a funcionar.
Cerca de 10 dos 17 parques estaduais reabrem hoje: Água Branca, Villa-Lobos, Cândido Portinari, Parque Ecológico do Tietê, Jardim Botânico, Zoológico, Zoo Safári, Cantareira e Jaraguá, sendo os dois últimos, mediante agendamento. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.
Foram 111 dias de interdição dos parques, que agora serão obrigados a seguir as respectivas regras: acesso proibido aos parquinhos, quadras, campos e ginásios de prática esportiva coletiva; controle de entrada, limitada à 40% da capacidade; uso de máscaras em tempo integral; distanciamento social mínimo de 2 metros; proibido uso de bebedouros e chuveiros; e, na fase amarela, funcionamento exclusivo de segunda a sexta.
Com relação aos horários, os Parques Ibirapuera e Carmo abrirão das 6h às 16h; os demais das 10h às 16h. *Fonte: mercado&eventos