As agências de viagens portugueses que integram o BSP da IATA alcançaram em Junho 6,18 milhões de euros de vendas de voos regulares, quase dez vezes o montante de Abril e mais de duas vezes o de Maio, mas ainda 92,1% abaixo de Junho de 2019.
Dados do BSP a que o PressTUR teve acesso mostram que o impacto da pandemia de covid-19 no BSP (do inglês para Billing and Settlement Plan), que é o sistema da IATA para a regularização das vendas de voos pelas agências de viagens, começou a fazer-se sentir em Fevereiro, com uma queda das vendas em 11,5%, de onde dispararam para quebras drasticamente superiores.
Em Março a quebra atingiu 79,2%, com as vendas a ficarem em 18 milhões de euros, mas o pior aconteceu em Abril, quando as vendas não chegaram sequer a um milhão de euros, tendo ficado em 630 mil, em queda de 99,3%.
Em Maio as vendas subiram em relação a Abril para 2,79 milhões de euros, ficando ainda assim 97% abaixo de Maio de 2019, e em Junho deu-se nova subida, para 6,18 milhões, e a quebra atenuou-se quase cinco pontos, ficando em 92,1%.
A quebra acompanha a evolução das vendas em número de ‘documentos’, que grosso modo significam bilhetes, que em Junho totalizaram 49,5 mil, em quebra de 79,87% em relação ao mês homólogo de 2019, depois de quebras em 90,8% em Maio, para 27,5 mil, e em 93,7% em Abril, para 17,7 mil. *Fonte: Presstur/PT; Foto:divulgação/arquivo digital PTT.