Bares e restaurantes espalhados pelo Brasil retomaram suas atividades após flexibilização das quarentenas. Entretanto, o movimento destes estabelecimentos foi baixo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, onde o comércio já retomou as atividades com restrições.
Segundo o Sindicato dos Lojistas de São Paulo, o comércio paulista teve um fluxo de 10 a 20% do movimento normal nos primeiros dias. Já no Ceará, onde bares e restaurantes também foram liberados com restrições, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do estado (Abrasel) aponta que apenas 40% dos estabelecimentos conseguiram voltar logo nos primeiros dias da retomada. No Rio de Janeiro, O Sindicato de Bares e Restaurantes aponta que, apesar da reabertura permitida desde o início de julho, cinco em cada 10 bares acreditam que vão demitir funcionários após a pandemia.
Para Guilherme Satoru, chef e fundador da Satoru Food Service Consulting (https://www.satorufsc.com.br/
Satoru também destaca a importância de evitar desperdícios de alimentos para ajudar no meio ambiente e não prejudicar o faturamento do comerciante em tempos de crise. Confira:
Organizar trajeto casa-emprego-caso dos funcionários
Com o objetivo de evitar maior exposição dos colaborares ao vírus, todo o trajeto que será realizado entre os funcionários deverá ser bem organizado e administrado pelo comerciante. Portanto, é importante mapear os meios utilizados por eles para chegar na empresas e orientar quais os cuidados que devem tomar.
Entre as principais dicas, o comerciante deve orientar seu funcionário a não realizar o trajeto de uniforme, utilizá-lo somente dentro da área de trabalho, usar máscara de proteção durante o percurso e higienizar sempre que sair e voltar do estabelecimento.
Não desperdice alimentos e aumente produtividade da equipe
Os restaurantes devem aproveitar ao máximo os alimentos que tem em seu estoque. Além de ser uma medida sustentável e sempre fundamental, evitar o desperdício também ajuda a evitar gastos desnecessários em tempos que o faturamento dos estabelecimentos está baixo.
Um processo usado na Satoru Consultoria que pode ajudar a cozinha dos estabelecimentos é a Lean Kitchen, que evita desperdícios de comida na cozinha e também a quebra de vitrine, que é a falta do produto anunciado. Esse sistema reduz em 80% o desperdício e reduz a mão de obra em até 15%.
Redobre os cuidados com higiene
Saber conduzir todo o processo de venda, preparo do alimento e a entrega – seguindo as recomendações sanitárias – sempre foram e continuarão sendo obrigatórios para as vendas e aumento da confiança do cliente. Entre as medidas, estão a correta higienização das mãos antes e depois da entrega e também da máquina e do cartão após o uso. Outra forma é permitir a entrada controlada de um cliente por vez, criar um cardápio online, oferecer porção individual de condimentos, como ketchup e maionese, e medir a temperatura dos consumidores antes da entrada.
Embora não haja evidências científicas de que o novo coronavírus possa ser transmitido por meio dos alimentos, é fundamental aumentar os cuidados para além da operação, como o salão e demais ambientes.
Promover mudanças na estrutura interna do estabelecimento
Os restaurantes terão que de adaptar à nova realidade e proporcionar maior espaçamento entre as pessoas e evitar aglomerações. É possível determinar limite máximo de 4 pessoas por mesa, contar com um divisor de acrílico no balcão de atendimento e manter as janelas sempre abertas.
Agendamento
Se for possível atender por meio de agendamento, procure oferecer horários que garantam que o restaurante consiga cumprir os procedimentos de segurança propostos. Além de proporcionar maior distanciamento entre os consumidores, o agendamento promove uma boa experiência ao cliente, que se sente mais seguro em ambiente com maior controle.
Estreitar relações pelas redes sociais e diversificar opções de entrega e venda.
Mesmo com a reabertura, investir em delivery será fundamental para ampliar as opções de venda. Os estabelecimentos também podem estreitar as relações com os clientes pelas redes sociais, pelo Whatsapp e até mesmo por um aplicativo próprio do restaurante. Para os conteúdos que serão divulgados nas redes sociais, ser objetivo com o cliente e quanto menos texto melhor.
Satoru Food Service Consulting (https://www.satorufsc.com.br/
*Fonte: Diário do Turismo com agências