Artistas baianos são atrações do Teatro Castro Alves de Salvador no YouTube

Dois cantores e compositores que já inscreveram definitivamente seus nomes na história da música da Bahia, Paquito e Ronei Jorge estarão na versão digital do projeto “Terça da Música”, no dia 28 de julho, ao meio-dia, no canal do YouTube do Teatro Castro Alves (TCA): www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial. Ambos realizaram shows de seus trabalhos autorais na Sala do Coro do TCA: Paquito se apresentou duas vezes, em outubro de 2019 e em fevereiro deste ano, com o repertório de seu disco “Xará”, e exibe agora o videoclipe da canção “O monstro”, uma parceria dele com Chico César. Ronei Jorge tocou no espaço em abril do ano passado, com o show “Entrevista”, seu primeiro disco solo, e traz registro ao vivo da faixa “O inferno é você”.

Paquito: “O monstro” – Depois de 10 anos sem lançar um trabalho autoral, Paquito fez na Sala do Coro do TCA dois shows em torno do disco “Xará”: um pré-lançamento, em outubro de 2019, e o lançamento oficial, em fevereiro deste ano. Canções de um apaixonado pela tradição da canção, “com desvios estéticos de conduta”, segundo o próprio artista, compõem o álbum, que revela uma busca pela simplicidade, mas que não esconde a solidez de uma produção que começou há quatro anos, sob batuta de Cândido Neto, e terminou no Estúdio Casa das Máquinas, produzido por Tadeu Mascarenhas. Paquito gravou 20 canções, onze dele e nove parcerias – uma delas, “O monstro”, gerou videoclipe, feito por Marcondes Dourado. A letra de Paquito existe desde 2016, quando a extrema direita começou a se fazer notar no cenário nacional, e foi musicada por Chico César.

Paquito começou a carreira integrando a Banda Flores do Mal, nos anos 1980, foi gravado por Maria Bethânia, Daniela Mercury, Jussara Silveira e Sarajane, entre outros, e produziu, com J. Velloso, dois premiados CDs (“Diplomacia”, de Batatinha, Prêmio Sharp de melhor disco de samba no ano de 1999, e “Humanenochum”, de Riachão, indicado ao Grammy Latino em 2001), com participações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Maria Bethânia, entre outros. Paquito já havia lançado dois CDs autorais: “Falso baiano” (2003) e “Bossa trash” (2008) e é também comentarista do programa “Feita na Bahia”, da Rádio Educadora.

 Ronei Jorge: “O inferno é você”

Em abril de 2019, a Sala do Coro do TCA foi palco para o cantor e compositor Ronei Jorge, em mais uma apresentação de “Entrevista”, primeiro disco solo do artista, incluído nas listas da Rolling Stone Brasil e da Bravo! entre os melhores de 2018. O álbum tem sonoridade oscilante entre vigor e sutileza, subversão e encantamento, explorando facetas diversas da música popular brasileira e criando uma obra de assinatura marcante, com produção musical de Pedro Sá. Tudo vem reprocessado por anos e anos de cultura pop, de olhares atentos, mas resistentes à caricatura. A faixa “O inferno é você” foi o primeiro single do álbum e terá registro ao vivo exibido na “Terça da Música”.

Ronei Jorge é um dos mais respeitados nomes da música pop contemporânea da Bahia. Em mais de 20 anos de carreira, consagrou suas canções à frente de bandas, projetos artísticos, trilhas para teatro e cinema, diversos festivais e shows em todo o Brasil, conquistando público fiel e reconhecimento da crítica especializada. Iniciou sua carreira nos anos 1990 com as bandas de rock Mutter Marie e Saci Tric. De 2003 a 2010, esteve à frente da banda Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta. Em 2013, Ronei Jorge, João Meirelles e Lia Cunha formaram o Tropical Selvagem, um projeto híbrido de música e artes visuais. Em 2018, Ronei se reinventou numa nova estreia, com o trabalho solo lançado no CD “Entrevista”.

Sobre a “Terça da Música”

Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

“Terça da Música”

Paquito

Registro: “O monstro”

Ronei Jorge

Registros: “O inferno é você”

Quando: 28 de julho de 2020 (terça-feira), 12h

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *